Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 23 de maio de 2012

24 de maio: um cafezinho, por favor!

O itu.com.br faz uma homenagem ao Dia Nacional do Café.

Crédito: Camila Bertolazzi / Itu.com.br 24 de maio: um cafezinho, por favor!
O Brasil tem motivos de sobra para homenagear esta bebida tão apreciada

Por Deborah Dubner

Café é coisa brasileira. Desde o final do século XVIII, ocupa um lugar de destaque na história do país. Determinou grandes momentos da nossa economia, ditou políticas e comportamentos. O café é, definitivamente, parte da nossa cultura. Não temos o hábito inglês do glorioso “chá das cinco”, mas no lugar, nos valemos do despretensioso café, ora amargo, ora suave, aromatizado, forte, fraco, com charme e muito sabor, sempre presente no nosso dia a dia.

Durante muito tempo o nosso simpático cafezinho ficou sem prestígio. Sua imagem foi associada a ideias negativas, como estresse e distúrbios do sono. Alguns estudos, porém, aliados a programas de controle de qualidade, conseguiram mudar este quadro. Hoje se sabe que, se consumido na quantidade recomendada, o café faz bem para a saúde.

Além disso, suas propriedades podem ser aproveitadas nas mais diversas situações. Por exemplo, você sabia que a borra de café é ótima para clarear pia e chão de cozinha? Então leia essa e outras curiosidades sobre o café!

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria do Café aponta que houve um crescimento do consumo em todas as classes sociais. Assim, além da importância econômica, social e cultural, o Brasil tem motivos de sobra para homenagear esta bebida tão apreciada, pois é o único país a produzir todos os tipos de grãos - do arábica ao conillon - que combinados, resultam em infinitas variedades e conquistam todos os paladares.

O café nas fazendas ituanas

Itu tem em sua história inúmeras fazendas que participaram ativamente do ciclo do café.

A Fazenda Santo Antônio da Bela Vista é uma das que continua valorizando o processo de fabricação do café artesanal, produzindo em pequena escala. Além disso, através do projeto pedagógico “Do cafezal ao cafezinho”, apresenta  aos grupos de visitantes o ciclo do café desde a colheita até o produto final. E para quem não pode fazer esse diferente passeio, pelo menos consegue provar o saboroso café produzido na fazenda, no centro de Itu, no Café Gamela, dos mesmos proprietários. 

Entre as antigas fazendas de café ituanas, uma das mais conhecidas é a Fazenda da Serra, que tem também o nome de Fazenda do Chocolate. A fazenda cultivava um grande cafezal e hoje conta essa história aos milhares de visitantes.

A Fazenda Capoava também já foi uma fazenda cafeeira e cultiva até hoje uma máquina de beneficiar café, fabricada no século XIX. O mês de maio, em homenagem à data, é dedicado ao café.

A Fazenda Cana Verde também é uma antiga fazenda de café, que teve sua primeira sede no ano de 1881, data do ciclo do café no Brasil.

O café de Itu nas prateleiras do mundo

O nome da cidade também é levado com cheirinho de café para todo o Brasil. Quem não conhece o famoso café ituano, que está sempre presente nas prateleiras dos supermercados e na mesa de nossa casa?A empresa Gazzola Chierighini Alimentos está localizada em Itu e foi fundada em 1956, mantendo ainda hoje sua tradição em torrefação e moagem de café. O grupo lançou também, há alguns anos, um café sofisticado com a marca Ghini, com blends de grãos arábica brasileiros, certificados pela rainforest Alliance e IBD (certificado orgânico) nas principais regiões produtoras de cafés especiais do Brasil.

Há também os cafés da marca Saltense e Fidelíssima (da mesma empresa), que ressaltam o nome da cidade vizinha (Salto) e um dos principais apelidos de Itu. A torrefação deste café é feita nos moldes tradicionais, como uso de forno a lenha e exclusividade em grãos de café especialmente selecionados, sem qualquer mistura e, trabalhados no sistema quase artesanal.

Em menor escala, o café artesanal produzido na Fazenda Santo Antonio da Bela Vista também deixa saudades a todos os turistas que passam pelo Café Gamela e pela fazenda. A embalagem dourada encanta os olhos e é comprada por gente de todo o Brasil, até mesmo de outros países, para manter a recordação do gostinho bem brasileiro.

E na Fazenda do Chocolate, outro importante ícone do turismo rural, o visitante também pode apreciar o bom café e comprá-lo para saborear com a família. Um destaque mais do que especial é o chocolate feito com grãos de café. Sabor e aroma inesquecível.

Sabor de Brasil, cheirinho de prosa

O Itu.com.br comemora com alegria essa importante data. Primeiro, porque o café está na vida do nosso povo, assim como o pão e a manteiga. Segundo, porque a história de Itu está intimamente relacionada com o ciclo do café e isso pode ser comprovado ainda hoje através do turismo histórico, pedagógico e rural, em várias de nossas importantes fazendas.

Não é por acaso que tantos eventos importantes sobre o café já ocorreram em Itu. Como exemplo, tivemos o I Seminário Internacional do Café, que fez tanto sucesso que gerou o II Seminário do Café, uma realização da Universidade de São Paulo(USP), Museu Paulista e Museu Republicano “Convenção de Itu. Na ocasião, foi lançada também a Exposição “Taunay e a bibliografia cafeeira&

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Museu do Café - direção de José Antônio Barros Freire
Comentários