Cultura

Publicado: Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Washington Luis: a estreita ligação de Itu com o ex-presidente

Fotos contam as passagens do político ao Berço da República

Washington Luis: a estreita ligação de Itu com o ex-presidente

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Por Camila Bertolazzi

Terra natal do presidente Prudente de Moraes (1841 - 1902), Itu também pode se orgulhar da estreita ligação com o político Washington Luis, que assumiu a presidência da República em 15 de novembro de 1926, a qual governou até 1930, quando foi deposto por Getúlio Vargas, vivendo os 17 anos seguintes exilado na Europa e nos Estados Unidos.

O último presidente da República Velha ou Primeira República se destacou pela preservação dos escritos da história e pela abertura de estradas, tendo como lema "Governar é abrir estradas".

As estradas aproximam os centros produtores dos centros consumidores, valorizam as terras que atravessam, tornam baratos os produtos que exploram e trazem a facilidade de comunicação para correios e escolas! Washington Luis.

Antes de ostentar o cargo mais alto da política nacional, Washington Luis teve uma longa jornada que começou em 1897, como vereador na cidade de Batatais, interior de São Paulo. Confira a trajetória política completa!

Washington Luis e Itu

Os relatos da primeira visita do ex-presidente Washington Luis a Itu, em 1908, são de um redator da República que registrou: “Um dia, quem sabe se pela primeira vez, o dr. Washington Luis veio a Itu, quando o dr. Jorge Tibiriçá, então presidente do Estado, fez uma visita a fazenda Pirapitingui, onde se fizera grande plantação de arroz. Rapidamente, em algumas horas apenas de permanência nesta cidade, os olhos perspicazes do então Secretario de Justiça e Segurança Publica relancearam por esses velhos casarões e os seus ouvidos escutaram perfeitamente o sussurro abafado das glórias soterradas”.

Segundo a historiadora Aniqueide Zequini, há registros de sua estadia em Itu em vários anos. "Voltaria a Itu, pelos menos nos anos de 1909-10, 1922, 1923 (duas vezes) e 1926 como candidato a presidente da República. Em 1926, participou de um almoço comemorativo a inauguração do novo edifício do Asilo Nossa Senhora da Candelária juntamente com Carlos de Campos então presidente do Estado de São Paulo. E, em 1953, quando recebeu o título de cidadão ituano", conta no artigo 'O Museu Republicano e a História de Itu', publicado no Itu.com.br.

Numa das primeiras visitas, Washington Luis conheceu Sophia P. Barros Pereira de Sousa, filha do ituano Rafael Tobias de Aguiar Pais de Barros, o segundo Barão de Piracicaba, com quem se casou e teve quatros filhos: Florinda Maria Pereira de Souza, Raphael Luiz Pereira de Souza, Caio Luiz Pereira de Souza e Victor Luiz Pereira de Souza.

"A ligação de Washington Luis com a cidade de Itu esteve entrelaçada por sua atuação política, como um dos mais importantes representantes dos ideais defendidos pelo Partido Republicano Paulista, após 1889, e sua vida familiar, pois era casado com Sophia P. Barros Pereira de Sousa, de família ituana", salienta Zequini.

Álbuns Fotográficos

No começo deste ano, a equipe de Arquivo do Museu Republicano "Convenção de Itu" finalizou a identificação e organização dos 68 álbuns fotográficos, contendo 2800 fotografias, do Arquivo pessoal do ex-presidente da República, Washington Luis, doado à Instituição pelo neto, César Luis, em 1995.

Com a identificação destes álbuns fotográficos, finaliza-se também a identificação de todo o arquivo do ex-presidente, cuja totalidade aproxima-se de oito mil imagens, relacionadas, em sua maioria, a visitas feitas a diversas localidades brasileiras para inaugurações de estradas, de exposições, de prédios públicos e de obras, no período que abrange toda a sua trajetória política (1897 a 1930).

Entre estes álbuns pode-se destacar a visita de Washington Luis a Itu, no ano de 1926; a visita ao Palácio da Guanabara, em 1928; a inauguração da estrada de rodagem Santos a São Vicente, em 1927; da estrada de rodagem Rio de Janeiro - São Paulo, em 1928; a construção dos Monumentos do Caminho do Mar, em 1922; o Terceiro Congresso Paulista de Estradas de rodagem, em 1923; a inauguração do Monumento do Ipiranga, em 1922, entre outros. Há também álbuns relacionados às comemorações de seu retorno ao Brasil, no ano de 1947, após 17 anos no exílio.

O acervo fotográfico conta com um Instrumento de Pesquisa em forma de Catálogo com identificação individual de cada um dos álbuns identificados e disponíveis para consulta e pesquisa.

Comentários