Cultura

Publicado: Quarta-feira, 22 de abril de 2015

Vozes de Itu se prepara para celebrar os 50 anos de fundação

Celebração contará com repertório histórico.

Crédito: Fernanda de Francisco Vozes de Itu se prepara para celebrar os 50 anos de fundação
Formação atual do Coral Vozes de Itu

No dia 7 de maio (quinta-feira), às 19h30, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o Coral Vozes de Itu se apresentará, em cerimônia de gala, celebrando os seus 50 anos de fundação. Para tanto está preparando um repertório especial, com obras históricas, que vão desde a música medieval, escrita para a Corte dos reis franceses, até compositores italianos, inspirados na alta renascença. Além dessas obras, não ficarão de fora diversas músicas escritas em Itu no século XIX, que revelam o mais importante conjunto de composições musicais paulistas no período.

Desde fevereiro o grupo vem se preparando, com ensaios semanais, a fim de poder celebrar da melhor forma – com música – o cinquentenário de sua fundação.

Segundo o presidente da entidade, Dr. José Carlos Safi, o coral, ao longo dessas cinco décadas tem se salientado nos meios culturais da cidade, mantendo viva a tradição musical, criando momentos de reflexão e entretenimento para a sociedade, daí a sua expressividade.

Um documentário e uma exposição sobre o grupo estão sendo preparados, e pretendem revelar aspectos da história dos ensaios, concertos e da importância do cantar para os seus integrantes.

Entenda a história do Coral Vozes de Itu

O Coral Vozes de Itu foi fundado em 7 de maio de 1965 nas dependências da Igreja do Carmo, por iniciativa de alguns jovens idealistas, que quiseram formar um coro para manter viva a tradição do canto coral em Itu. Seu primeiro regente foi o Carmelita Frei Lino Zumstein. Desde então o grupo participou de montagens de ópera, performances teatrais, encontros de corais, realizou centenas de concertos, saraus, cantando em Itu e em cidades paulistas e em Minas Gerais.

O Coral Vozes de Itu é também o principal divulgador das obras históricas escritas no século XIX por compositores de Itu, como Elias Lobo, Tristão Mariano da Costa e José Mariano.

Atualmente o grupo conta com cerca de trinta cantores e tem por regente Luís Roberto de Francisco. Acompanha o grupo o pianista Giancarlo Stafetti. É mantido pela Associação Cultural Vozes de Itu, criada em 1966, que tem por presidente Dr. José Carlos Safi.

Comentários