Cultura

Publicado: Quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Exposição O Patrocínio de Itu termina no dia 30 deste mês

Veja obra do Pe Jesuíno do Monte Carmelo no Museu da Energia

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br Exposição O Patrocínio de Itu termina no dia 30 deste mês
A exposição reúne 36 painéis fotográficos com imagens e textos

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Painéis luminosos com imagens de altíssimo bom gosto traduzem a rica história religiosa de Itu, na exposição “O Patrocínio de Itu e a obra do padre Jesuíno do Monte Carmelo”, no Museu da Energia.

A exposição histórico-documental sobre a Escola Carmelita de Pintura celebra os 150 anos da fundação do Colégio do Patrocínio, ocorrida em 2009, e também os 450 anos da fundação de Itu, celebrada em 2010.

O projeto foi desenvolvido pelo professor doutor Dalton Sala, curador da exposição, e pelo fotógrafo Tiago Sala, resultando em um belíssimo trabalho com 36 painéis fotográficos que conjugam imagens e textos advindos da pesquisa do curador.

Daí o propósito da exposição: resgatar os fatos com pesquisa e documentação, colocando-os à disposição dos visitantes e dos alunos das escolas e faculdades de Itu: uma exposição com amplo raio de ação.

A produção é da VB Oficina de Projetos. A exposição foi realizada com o apoio do Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Programa de Ação Cultural 2009 e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Itu, do Museu da Energia de Itu e da Fundação de Energia e Saneamento. O patrocinio é da Schincariol.

Serviço

Exposição “O Patrocínio de Itu e a obra do padre Jesuíno do Monte Carmelo”

Data: 17 de Outubro a 30 de Novembro

Horário: de terça a domingo, das 10 às 17 horas. Pode ser agendada visitação noturna.

Local: Museu da Energia de Itu - Rua Paula Souza, 669

Mais informações: (11) 4022-6832 ou [email protected].


História

O tema é a inauguração do Colégio do Patrocínio, em 1859. Mas cabe lembrar que a história é bem anterior. A Igreja do Patrocíniofoi inaugurada em 1821, resultado de iniciativa da Congregação dos Padres do Patrocínio, que teve como fundadores Diogo Antônio Feijó e Jesuíno do Monte Carmelo. Diogo Feijó foi ministro da justiça e regente do Império; Jesuíno do Monte Carmelo foi uma das figuras mais importantes da arte brasileira; os Padres do Patrocínio preconizaram a abolição da escravidão e a proclamação da República.

Frei Jesuíno do Monte Carmelo

Esse é o nome religioso de Jesuíno Francisco de Paula Gusmão. Músico, pintor e depois padre, Jesuíno nasceu em Santos, em 1764, e morreu em Itu, em 1819; está enterrado na Igreja do Patrocínio. Após enviuvar, iniciou os estudos para ser padre e, uma vez terminados esses estudos, tentou ingressar na Ordem do Carmo, o que lhe foi negado por sua ascendência africana.

Motivado pela recusa, fundou a Congregação dos Padres do Patrocínio e, juntamente com outros sacerdotes, se empenhou na construção da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio de Itu, que hoje abriga o Colégio do mesmo nome, fundado por Madre Teodora Voiron, em 1859.

Comentários