Cultura

Publicado: Quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Senac Itu promove bate-papo com a escritora Goimar Dantas

Evento acontece no dia 13 de novembro, às 19h30.

Senac Itu promove bate-papo com a escritora Goimar Dantas
Goimar Dantas tem seis livros publicados entre biografias, livros-reportagem e infanto-juvenis

A escritora e jornalista Goimar Dantas, autora do livro “Rotas Literárias de São Paulo”, publicado pela Editora Senac São Paulo, participa no dia 13 de novembro, às 19h30, de um encontro no Senac Itu para compartilhar com os público seu trabalho, desde a concepção da ideia do livro aos desafios ao longo dos sete anos de produção da obra.

Durante o evento, os participantes poderão conversar informalmente com a autora e tirar dúvidas sobre o processo de produção do livro. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site www.sp.senac.br/itu.

Sobre o livro

A capital paulista guarda muito mais do que podemos imaginar. Passeando por São Paulo, nos deparamos com teatros, restaurantes, festivais de música e de cinema. Endereços que serviram de morada e inspiração para importantes nomes da nossa literatura.

E são exatamente esses circuitos que são destacados no “Rotas Literárias de São Paulo”, um dossiê bastante amplo sobre os roteiros turístico-literários conduzidos pela Pauliceia desvairada e dilacerada de Mário de Andrade e Mário Chamie – poetas que inspiraram este trabalho.

Na publicação, a autora Goimar Dantas reúne sete anos de pesquisa, entrevistas e agrupamento de materiais para que pontos literários antigos fossem rememorados e circuitos atuais fossem colocados no mapa. Ou seja, a obra pretende demonstrar as diferenças e semelhanças do perfil literário de São Paulo em épocas distintas, comparando-as com a realidade atual.

A ideia deste projeto, que surgiu depois de a autora visitar as casas e propriedades que pertenceram ao escritor William Shakespeare na pequena cidade de Stratford-upon-Avon, na Inglaterra, é despertar nos leitores a curiosidade para conhecer um pouco mais sobre os espaços e protagonistas que compõem o mundo das letras na metrópole paulistana.

São 21 rotas que o leitor poderá conhecer ou relembrar sob um olhar lírico e poético. Por meio deste livro-guia é possível descobrir onde a literatura pulsa em São Paulo, como se os leitores estivessem tomando um café com os principais expoentes dessa área.

Que tal passear pela antiga casa de Mário de Andrade, onde hoje funciona a Oficina da Palavra, e visitar a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, onde Álvares de Azevedo, Castro Alves e Fagundes Varela estudaram e, possivelmente, escreveram muitos de seus poemas? E divertir-se com alguns causos na Academia Paulista de Letras? Ou ainda caminhar pelas ruas do Cemitério da Consolação, onde muitos escritores estão sepultados?

Esses e outros locais compõem a obra, assim como o Teatro Municipal de São Paulo, a Livraria Cultura, da Vila, o Sebo do Brandão, a Casa das Rosas, o Museu da Língua Portuguesa, o Centro Cultural São Paulo, o Centro Universitário Maria Antonia, e muito mais. Este delicioso livro não é dividido em capítulos, mas por localizações, permitindo que o leitor sinta-se à vontade para escolher a ordem que quer percorrer.

Além de se maravilhar com as imagens escolhidas especialmente para integrar o caderno de fotos no fim da obra, que conta também com os depoimentos da dramaturga Maria Adelaide Amaral, dos escritores Marcelino Freire e Anna Maria Martins, dos poetas Mário Chamie, Alice Ruiz, Paulo Bomfim, Frederico Barbosa, Marcelo Tápia e Sérgio Vaz, da crítica literária Walnice Nogueira Galvão, do jornalista José Nêumanne Pinto, do ex-curador do Prêmio Jabuti, José Luiz Goldfarb, do diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini, do presidente da Academia Paulista de Letras, Antonio Penteado Mendonça, e dos livreiros Pedro Herz e Samuel Seibel.

Os entrevistados relatam suas rotas literárias preferidas na cidade: bibliotecas, livrarias, lugares destinados a saraus, sebos, museus, centros culturais, faculdades, bares e demais pontos de encontro. A cada depoimento, os entrevistados resgatam a influência que São Paulo exerce em suas vidas e obras, propiciando aos leitores o acesso às memórias e histórias de personagens essenciais à edificação de uma São Paulo mais lírica, repleta de caminhos que levam à poesia e à prosa.

Sobre a autora

Goimar Dantas é jornalista, roteirista, escritora e mestre em comunicação e letras pela Universidade Mackenzie com a dissertação “O sagrado e o profano nas poéticas de Hilda Hilst e Adélia Prado”. Em 2011, foi finalista do Prêmio Jabuti com a biografia “Cortez: a saga de um sonhador” (Cortez Editora, 2010), em parceria com a socióloga Teresa Sales.

Tem seis livros publicados entre biografias, livros-reportagem e infanto-juvenis, além de participar de antologias de poesias, sendo a mais recente delas “Amar, verbo atemporal: 100 poemas de amor” (Editora Rocco, 2012). É autora dos infantis “Estrelas são pipocas e outras descobertas”, publicado em 2013 no Brasil pela Cortez Editora e 2014 na Espanha, pelo grupo editorial Octaedro. Também escreveu mais de oitenta roteiros para vídeos institucionais.

Serviço:
Apresentação do livro “Rotas Literárias de São Paulo”
Data: 13 de novembro, às 19h30
Local: auditório do Senac Itu
Endereço: Rua Maestro José Victório, nº 137 – Centro
Inscrições: www.sp.senac.br/itu
Informações: (11) 4022-9800
Entrada franca 

Comentários