Cultura

Publicado: Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Roteiro em Itu revela Casario da época da Convenção

Museu da Música propõe reflexão sobre a arquitetura ituana.

Crédito: Divulgação/Museu da Música - Itu Roteiro em Itu revela Casario da época da Convenção
Museu da Música - Itu, construção de 1890

Como parte da programação da “Semana da Convenção”, o Museu da Música – Itu realizará no dia 16 de abril (quarta-feira) um roteiro cultural para revelar a época construtiva ituana do final do século XIX.

O encontro, que será conduzido pelo Prof. Luís Roberto de Francisco, busca estabelecer conexões entre o embate de ideias na Itu do final do século XIX, a reunião republicana, as ações dos grupos políticos e a arquitetura como expressão político-cultural.

O roteiro terá início às 19h15, em frente à Igreja do Bom Jesus, histórica construção de fachada eclética, e percorrerá as ruas Paula Souza, Barão de Itaim e Largo da Matriz. Será aberto ao público e contará com a participação de alunos do curso de Educação Artística do CEUNSP. Durante o encontro, será analisada a arquitetura de igrejas e casas de morada ituanas, incluindo o Museu Republicano.

O Museu da Música está instalado em construção também do período, finalizada em 1890, de propriedade do comerciante português Manoel Joaquim da Silva e é uma das mais de duzentas construções tombadas pelo CONDEPHAAT em Itu. É mantido pelo Instituto Cultural de Itu.

O casario denota o período eclético, inspirado em modelos europeus. A cidade de Itu, expressivo centro econômico no período, concentrou suas melhores construções na região central, hoje tombada como patrimônio histórico do Estado de São Paulo.

Serviço:
“Casario Ituano à época da Convenção”
Data: 16 de abril (quarta-feira)
Horário: a partir das 19h15
Partida: em frente a Igreja do Bom Jesus

Comentários