Cultura

Publicado: Quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Regente ituana organiza festival nacional de corais infantis e jovens

Lilia Valente promove a 13ª edição do Festival Gran Finale.

Regente ituana organiza festival nacional de corais infantis e jovens
Lilia Valente

O Gran Finale – Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens chega a seu 13º ano, graças à dedicação da regente Lilia Valente, nativa da cidade de Itu. Além de ter idealizado o evento, ela esteve à frente da organização em todas as edições.

Foi a partir de sua experiência profissional que Lilia desenvolveu o Gran Finale. A inspiração inicial veio do Festival Anual de Corais Infantis que ocorre desde 1990 em Nova Iorque, no Teatro Carnegie Hall. A regente participou do evento em 2001, com o Coral Vozes da Arci, e tomou a iniciativa de reproduzir o modelo não competitivo no Brasil.

“Fiquei encantada com o formato do festival, a organização e a riqueza do repertório”, conta a ituana. Ela lembra que, antes mesmo de voltar de Nova Iorque, já tinha agendado a data do 1ºGranFinale e assegurado a presença de Henry Leck, maestro titular do festival nova-iorquino, para reger o grande concerto final.

Além da proposta não competitiva, o evento idealizado por Lilia tem outro diferencial: o Concerto Gran Finale. Trata-se de um concerto que reúne todos os corais participantes, contando com centenas de vozes juntas no palco. Na edição de 2017, que acontece em São Paulo (SP) na noite de 9 de outubro, serão cerca de 350 coralistas, entre membros de corais jovens e infantis, cantando um repertório variado, com canções nacionais e internacionais, populares e clássicas.

“A música tem um poder transformador”, afirma Lilia. “Trabalhamos com a autoestima das crianças e jovens, e, por meio do canto coral, elas desenvolvem diversas habilidades, memória e o aprendizado de várias culturas. A música é um canal para transformar o futuro em um mundo melhor, mais sensível.”

A regente também enxerga a música como uma forma de oferecer oportunidades a crianças e jovens. Por isso, o Festival Gran Finale tem a tradição de conceder bolsa incentivo a corais atendidos por projetos sociais. Em 2017, metade dos corais recebe o benefício para participar.

“A bolsa incentivo possibilita um novo mundo para quem não tem acesso ao aprendizado desse estilo musical”, afirma Lilia Valente. “A musicalização promovida pelo Gran Finale é uma experiência que marca a vida dos coralistas e de suas famílias, proporcionando uma nova visão sobre a cultura musical por meio do contato com um repertório sofisticado, uma regente conceituada internacionalmente e um local grandioso.”

Nesta edição, o concerto será regido pela maestrina Ruth E. Dwyer, reconhecida nos EUA pelo trabalho com corais infantis.

Serviço:
Concerto Gran Finale 2017
Data do Concerto: 09/10 (segunda-feira)
Horário: Sessões às 19h e às 20h30
Teatro Bradesco – Shopping Bourbon Pompeia
Rua Palestra Itália, 500 - Perdizes - São Paulo

Ingressos à venda na bilheteria do Teatro Bradesco ou pelo site, aplicativo, telefone e pontos de venda do Ingresso Rápido.
http://www.granfinalefestival.com.br
https://www.facebook.com/FestivalGranFinale/

Comentários