Cultura

Publicado: Terça-feira, 4 de agosto de 2015

Projeto "Arte no Beco" terá novidades em sua 7ª edição

Confira a programação completa do evento!

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Projeto "Arte no Beco" terá novidades em sua 7ª edição
O Passeio Público Marcos Steiner Netto vira um recanto das artes durante o evento

O “Arte no Beco” terá diversas atrações e novidades em sua 7ª edição, que acontece no dia 9 de agosto, das 11 às 16 horas. Desenvolvido no Passeio Público Marcos Steiner Netto (o popular “Beco”), que fica ao lado do Museu da Energia de Itu, o projeto marca as comemorações do Dia do Patrimônio (17 de agosto).

Entre as diversas opções artísticas gratuitas, está uma intervenção em comemoração aos 15 anos do Itu.com.br. Os participantes poderão posar para fotos em um grande banner, como se estivessem dentro de uma notícia sobre a cidade de Itu. As imagens serão compartilhadas nas redes sociais do portal, como Facebook e Flickr.

Esta edição do “Arte no Beco” tem como grande novidade o espaço “Arte do Ser”, uma área exclusiva com ações ligadas à qualidade de vida e atitudes que contribuem para o bem físico, mental, psicológico, emocional e espiritual dos indivíduos. Além de todas as atrações, o público poderá se deliciar com quitutes que serão vendidos no local.

Dia do Patrimônio

Comemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Histórico no dia 17 de agosto, data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), criado no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1937.

Sobre o projeto

O objetivo do “Arte no Beco” é consolidar o espaço como um ponto de encontro com a arte, como agente intermediadora sócio-educativa para todas as faixas etárias, além de sensibilizar os transeuntes sobre a importância desse espaço e de sua preservação. O projeto é uma realização da Motirõ Cultural com apoio da Fundação Energia e Saneamento/Museu da Energia de Itu.

Sobre o Beco

O nome oficial do Beco é Passeio Público Marcos Steiner Netto, mas popularmente é chamado de Becão, além de ser conhecido como Beco dos Quatro Cantos. Esse calçadão estreito foi construído com varvito e é considerado o primeiro passeio público da cidade.

Confira a programação completa:

INTERVENÇÕES

Intervenção concessionária Maggi
Esta edição o “Arte no Beco” contará com a participação das concessionárias Maggi em parceria com a Sorocaba Harley-Davidson para uma intervenção inusitada. Será exposta no Beco uma motocicleta Harley-Davidson na qual o público poderá subir e simular uma pilotagem. Através do programa Sound Branding e câmeras de alta tecnologia, registraremos sensações e vivencias que esta experiência causa nas pessoas. As melhores performances e expressões farão parte de um vídeo institucional que será veiculado na internet e em toda mídia associada à marca. Para participar o público deverá preencher uma autorização de uso de imagem e deixar um breve relato da experiência numa Harley-Davison. Adultos, jovens e crianças poderão participar gratuitamente. O tempo de simulação será de 20 segundos.

Intervenção Itu.com.br – “Eu também faço parte desta história”
Um grande banner convidará os visitantes a posar para fotos, como se estivessem dentro de uma notícia sobre Itu. A ação “Eu também faço parte desta história” é comemorativa aos 15 anos do portal de notícias Itu.com.br, e os participantes terão suas fotos publicadas em álbuns especiais no Facebook e no Flickr.

Intervenção com Caricaturas em Camisetas - Kell Malone
Kell Malone é caricaturista, viaja todo o Brasil desenhando caricaturas, descontraído, ele tem um perfil que agrada a todas as idades. Artista profissional desde 2001, Kell trabalha com diversas técnicas e suportes de desenho. Atualmente, os principais pedidos são de dois tipos: caricaturas digitais feitas no computador e impressas em qualquer superfície, ou feitas com aerógrafo e tinta, diretamente na camiseta. Durante o evento o público poderá adquirir camisetas com caricaturas personalizadas.

Intervenção – performance arte “A imunização racional”- Órion Lalli
A arte contemporânea vem se pluralizando e permeando múltiplas fronteiras por tempos e espaços diversos onde atroam o humano, sendo assim dialogando com a pesquisa científica (Per)Formar-se, proposta por Órion Lalli e orientada por Sônia Chamon, surge a primeira mostra parte integrante dessa pesquisa baseada em performance arte. Uma busca ao conhecimento corpóreo no estado de “estar” seja performando/atuando ou em uma simples ação cotidiana, no qual o corporator (performer assim renomeado na pesquisa) faz-se presente. Sugere uma (per)petuação da ação vista no corpo do ator para “formar-se” algo em quem o contempla, (re)significando o que foi presenciado pelo público em (Per)Formar-se. Uma pesquisa experimental partindo de um olhar perceptivo externo e atento do mundo, levando o corporator a uma (in)stauração do que por ele foi observado.

ARTES VISUAIS

Mangá – Exposição e Desenho ao Vivo
As jovens artistas Brenda Mello e Isabelle Benecase, ambas com 14 anos, já possuem um rico acervo de desenhos do mangá oriental com traços modernos, terror, romance, fan arts de jogos, animes e personagens originais que são parte de um futuro projeto. Nesta edição elas mostrarão alguns de seus melhores trabalhos e farão intervenções ao vivo para todo o público.

Sentimentos Translúcidos – Claudia Itami
O projeto surgiu do amor, de um verdadeiro encontro de almas. A ideia é dividir com muitas pessoas, nossos sentimentos, mesmo que estes estejam entrelinhas, ilustrar os sentidos, expor o coração. A arte em palavras, em ilustrações, um pouco do meu sentir, a grandeza de Kah Higashijima e a luz de Diego Angelini.

ARTES CÊNICAS

“Recanto do Reconto” - Teatro Infantil
Horário: 13h30 às 14h30
Local: Sala superior do Museu da Energia
Recanto do Reconto é um encontro com novas histórias infantis, algumas baseadas em cantigas conhecidas e revisitadas. Os arte-educadores Edson e Ronaldo, ambos de Jundiaí, se encontraram com a atriz e arte educadora Liliane Navarro que, ao conhecer o trabalho dos educadores se encantou. Com Chicó Ferreira, tornaram-se entusiastas de um projeto inovador e ao mesmo tempo nostálgico. “E por que não lembrarmos do tempo em que brincáva

Comentários