Cultura

Publicado: Quinta-feira, 5 de maio de 2016

Programação de eventos homenageia o pintor ituano Almeida Júnior

Semana especial ocorre de 8 a 15 de maio.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu Programação de eventos homenageia o pintor ituano Almeida Júnior
Mostra temporária do Museu e Arquivo Histórico de Itu - MAHMI - "O cotidiano das casas paulistas"

A Semana Almeida Júnior 2016 acontece entre os dias 8 e 15 de maio, com diversos eventos em Itu. As atividades são realizadas pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A abertura da Semana, que acontece no dia do aniversário natalício do pintor ituano, conta com o "Cortejo da Folia do Divino Espírito Santo", que sairá às 9h30 do Museu da Música e irá até a Casa da Praça. O evento percorrerá o Largo do Bom Jesus e a Rua Paula Souza e, durante o trajeto e os pousos o Coral Vozes de Itu cantará as Jaculatórias do Divino Espírito Santo.

A Folia do Divino é uma importante tradição popular, que remonta o século XVII, em louvor ao Divino Espírito Santo. A Bandeira do Divino percorre as casas, abençoando todas as pessoas, sob a cantoria de violeiros. Leia mais!

Já no dia 12 de maio, na Casa da Praça, às 19h30, acontece o lançamento do livro "Almeida Júnior, uma alma brasileira?", da professora e artista plástica ituana, Paula Giovana Andrietta Frias e a abertura da exposição de trabalhos da autora. O livro aborda a produção regionalista do pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior, que é reconhecida pelos críticos e apontada como marco divisório para a arte nacional.

A reflexão proposta no texto tem como objetivo analisar alguns aspectos relevantes da obra do pintor, a fim de compreender o contexto em que surgiram, as diferentes avaliações críticas que receberam e o papel que tiveram no processo de renovação do panorama artístico brasileiro.

No dia 13 de maio os alunos da Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) "Manolo Santoro" fazem visitas ao Parque Almeida Júnior, com o objetivo de conhecer a paisagem retratada por Almeida Júnior. Na ocasião o professor da Emia, Luciano Luz, fará uma palestra sobre a importância da mata atlântica nas obras do pintor ituano por meio da compreensão de suas obras, ampliando o conhecimento e consciência sobre a preservação ambiental e a valorização da cultura do interior paulista, expressa nos tipos populares que retratou.

O professor também falará a respeito da vida artística do pintor, dando foco para as frases e depoimentos do próprio Almeida Júnior sobre a mata que existe em Itu e região.

Encerrando a programação, no dia 15 de maio, a centenária Banda União dos Artistas faz uma apresentação às 11h, na Praça Padre Miguel (Matriz).

As atividades têm o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Museu da Música, Museu da Energia, Espaço Fábrica São Luiz, Associação Cultural Vozes de Itu e Instituto Cultural de Itu.

Acompanhe abaixo a programação e endereços dos eventos:

08 de maio (domingo)

Abertura da Semana Almeida Júnior

9h30 - Cortejo da Folia do Divino Espírito Santo

Saída Museu da Música-Itu, Rua Floriano Peixoto, nº 480, no Centro.

11h - Chegada da Folia na Casa da Praça e abertura da mostra temporária do Museu e Arquivo Histórico de Itu - MAHMI - "O cotidiano das casas paulistas" - visitação de terça a sextas-feiras, das 9h às 16h e domingos das 10h às 16h. A Casa da Praça fica na Praça Padre Miguel (Matriz), nº 56, no Centro.

12 de maio (quinta-feira)

19h30 - Lançamento do livro "Almeida Júnior, uma alma brasileira?" da professora e artista plástica Paula Giovana Andrietta Frias e abertura da exposição de trabalhos da autora.

Local: Casa da Praça, Praça Padre Miguel, nº56, no Centro.

13 de maio (sexta-feira)

9h30 e 14h30 - Estudo do meio - alunos de desenho da Escola Municipal de Iniciação Artística "Manolo Santoro" no Parque Ecológico Almeida Júnior

Local: Avenida do Parque, nº 271, no Jardim Plaza Athénée, com acesso pela rotatória da Avenida das Graças (Jardim Paraíso I)

15 de maio (domingo)

11h - apresentação da Banda União dos Artistas

Local: Praça Padre Miguel (Matriz), no Centro.

Comentários