Cultura

Publicado: Sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Piquenique Literário finaliza sequência de eventos em Itu

Último encontro celebrou a natureza, no Parque Taboão.

Piquenique Literário finaliza sequência de eventos em Itu
A equipe mediadora de leitura criou uma performance durante o evento

No dia 31 de julho, ocorreu no Parque Ecológico do Taboão, no bairro Itu Novo Centro, o Piquenique Literário do “Ler é Uma Viagem”, evento que promove atividades para envolver a população e levar a prática leitora aos espaços públicos, e que recebeu mais de 100 pessoas nesta edição.

Como forma de valorizar a natureza, o evento promoveu um momento de silêncio logo no início, para aguçar a escuta do público e aumentar a percepção dos sons à nossa volta e das nossas vozes interiores. A equipe de mediadoras de leitura criou a performance "Um minuto de silêncio para José e Maria" para abrir o Sarau. Trata-se de um manifesto político-feminista a partir da leitura da poesia “E agora, José?” de Calos Drummond de Andrande, e em seguida, a poesia de Paula Stefanny Felice, “E agora, Maria?”. Após essa abertura, o público é convidado a participar dando o seu "Recado Poético".

Desta forma, o último domingo de julho marcou o quarto Piquenique Literário realizado em Itu durante todo o mês, fechando o ciclo de eventos que, por ter ocorrido no mês de férias, reforçou a importância da leitura como parte da rotina, indo além das obrigações da sala de aula para os pequenos. Além disso, as leituras ao ar livre, saraus, espaços para troca de livros e mediações de leitura permitiram às pessoas se conectarem com as outras em um espaço público, prática imprescindível em um período que divide o país. “A rua tem um cunho político e cultural que a torna o lugar ideal para o encontro de diversas linguagens e expressões, aproximando as pessoas por aquilo que elas têm em comum, em vez de afastá-las pelo que elas têm de diferente”, destaca Élida Marques, coordenadora do projeto.

Outras atrações que se destacaram no Piquenique Literário foram o varal de poesias, a árvore de livros e as apresentações do grupo Os Boêmios de Itu. Além disso, os eventos foram totalmente inclusivos, com livros em braile e intérprete de libras, além da consultoria ambiental da Cinema Verde, que garantiu conscientização do público e compensação da emissão de CO2 durante todo o processo de produção.

“Realizar estas quatro edições do Piquenique Literário em Itu foi importante por vários motivos: ocupamos diversos espaços públicos da cidade, exercitando a nossa capacidade de adaptação e escuta de cada local; estivemos presente na mídia local e regional e ainda fizemos uma ampla divulgação com cartazes, marcadores de páginas e até outdoor, durante o mês das férias, para que mais e mais pessoas pudessem participar dos eventos. Para toda nossa equipe e para o público presente, foram momentos inesquecíveis e mágicos! Esperamos voltar a realizar mais encontros especiais como estes em breve.”, conclui Élida.

Sobre o Ler é Uma Viagem

Programa criado em 2003, pela atriz Élida Marques, incentiva práticas leitoras através da mediação de leitura com música ao vivo, leitura pública, saraus, recitais, shows e eventos literários diversos. Realizou mais de 600 apresentações e reuniu um público de mais de 35 mil pessoas que foram sensibilizadas pelo prazer que a leitura literária pode proporcionar.

Os projetos apoiados por leis de incentivo do Ler é uma Viagem ocupam praças, parques, bibliotecas públicas e principalmente escolas, com histórias de Monteiro Lobato, Guimarães Rosa e Hans Cristian Andersen, entre outros autores. Confira no site www.lereumaviagem.com.br mais informações sobre as ações do programa, material de apoio pedagógico para educadores, dicas e conteúdos sobre leitura.

Comentários