Cultura

Publicado: Segunda-feira, 14 de abril de 2014

Obra perdida de Elias Lobo é apresentada no Ofício de Trevas

Tradicional evento católico aconteceu no dia 12 de abril.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Obra perdida de Elias Lobo é apresentada no Ofício de Trevas
A obra de Elias Lobo foi apresentada pelo Coral Vozes de Itu e solistas do próprio coro

Veja as fotos desta notícia no Flickr

No dia 12 de abril, aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Carmo o Ofício de Trevas, tradicional evento católico que abriu a programação da Semana Santa em Itu. Como destaque, a cerimônia deste ano contou com a apresentação da obra “Matinas de Quarta-feira Santa” do compositor ituano Elias Álvares Lobo, um dos mais renomados músicos paulista da segunda metade do século XX.

Apresentada pelo Coral Vozes de Itu e solistas do próprio coro, a obra musical escrita para o Ofício de Trevas da cidade permaneceu desconhecida dos músicos ituanos e do público em geral por mais de 130 anos. Durante a cerimônia, o altar ficou coberto por um tecido escuro, bem como todas as imagens dos santos e o crucifixo. Um conjunto de quinze velas dispostas em grande candelabro, chamado tenebrário, foram sendo apagadas ao longo do evento.

Quatorze velas representam os apóstolos e as Marias que acompanharam a Paixão; a décima quinta vela é o próprio Jesus, vela que não se apaga, que simboliza a ressurreição. Um grande número de fiéis acompanhou a cerimônia que não é considerada uma missa, mas uma recitação de orações. Todas as músicas e salmos são lidos em latim. A cerimônia durou praticamente duas horas.

Confira o vídeo:

André Roedel/Itu.com.br
Comentários