Cultura

Publicado: Sábado, 1 de abril de 2006

Mylton Ottoni recebeu título de cidadão Sorocabano

Na noite desta sexta-feira, Mylton Ottoni recebeu o título de Cidadão Sorocabano. Nascido em Cabreúva, o proprietário da Editora Ottoni de Itu, também já recebeu o título de Cidadão Ituano e o colar Cruz do Alvarenga. Conheça um pouco mais sobre a vida e os projetos do "cidadão do mundo".

Crédito: Forty Mylton Ottoni recebeu título de cidadão Sorocabano
Mylton Ottoni celebra o título com a esposa e filhos
DEIXE ABAIXO O SEU RECADO PARA MYLTON OTTONI!

Na noite da última sexta-feira, 31 de março, Mylton Ottoni recebeu o título de Cidadão Sorocabano. Nascido em Cabreúva, o proprietário da Editora Ottoni de Itu, entre outras conquistas, também já recebeu o título de Cidadão Ituano. A realização da Sessão Solene de Sorocaba foi proposta pelo Vereador Francisco Moko Yabiku. O evento aconteceu no Plenário da Casa de Leis em Sorocaba.
Organizador da reedição da obra do historiador ituano Francisco Nardy Filho, foi homenageado, entre outras cerimônias, pelo colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos. Ottoni também tem sido o responsável pelo resgate da cultura popular da região, pela reedição de obras esquecidas e pela publicação de biografias de personagens ilustres da nossa história.
 
Nas obras já editadas pela Editora Ottoni, figuram Madre Teodora e Padre Bento (escrito por Roberto Machado Carvalho, ex-secretário de Cultura de Itu), o compositor Elias Lobo (escrito pelo Maestro Luis Roberto de Francisco), Cesário Motta (escrito por Erasmo Chaves) e Prudente de Moraes, em uma obra de grande valor para pesquisa, trazendo mensagens e discursos do presidente, coletados por Jonas Soares de Souza e Raquel Glezer.
 
Além do segmento biográfico, um importante trabalho de raiz foi resgatado. Trata-se das obras de Cornélio Pires, um ícone do caipirismo, da região de Tietê. Mylton nos conta que passou quatro anos procurando os donos dos direitos autorais do autor, no intuito de reeditar suas obras, que estavam paralisadas desde a década de 50 e, portanto semi-esquecidas.
 
Mas os livros sobre Itu não param por aí. A coleção "A Cidade de Ytu", também resgatada pela editora, teve sua primeira edição esgotada em pouco tempo. Escrita pelo historiador ituano Francisco Nardy Filho, constitui-se de 6 volumes que retratam nossa história com uma riqueza de detalhes impressionante.
 
E mais: "Itu: História para Jovens Leitores", de Maria de Lourdes F. Sioli, para levar aos jovens e crianças o gosto pela história de sua cidade; "História do Hino Oficial de Itu", do Prof. Dr. Benedito Amauri Christofoletti, que conta a história e os fatos relacionados com a elaboração do Hino Oficial de Itu; "Itu e suas Festas Populares", de Kilza Setti, que relata, pelo olhar da antropóloga, as manifestações culturais de Itu. Esses e outros livros da Ottoni podem ser comprados na área de E-commerce, desenvolvido pelo www.itu.com.br em parceria com a Editora.
 
O trabalho social também faz parte de Mylton. Integrante do Rotary Clube de Itu, escreveu um discurso no centenário desta entidade, onde relata, com intensa satisfação, as realizações e objetivos conquistados pelos rotarianos.
 

Fonte: DEIXE O SEU RECADO PARA MYLTON OTTONI

Comentários