Cultura

Publicado: Quarta-feira, 13 de julho de 2016

Igreja do Bom Jesus inaugura Biblioteca Histórica

Espaço leva o nome do Padre Luiz D' Elboux SJ.

Crédito: Tadeu Italiani Igreja do Bom Jesus inaugura Biblioteca Histórica
Evento de inauguração da Biblioteca Histórica do Bom Jesus

A Igreja do Bom Jesus acolheu um evento que marcou sua história. Foi inaugurada no dia 10 de julho, a Biblioteca Histórica do Bom Jesus, a qual leva o nome do Padre Luiz D’ Elboux SJ., sacerdote ituano da Ordem dos Jesuítas, que durante anos dedicou sua vida na evangelização dos ituanos, exemplo de vida religiosa e dedicação ao serviço do Evangelho e da Eucaristia.

O evento teve início pela manhã com uma Missa Cantada, presidida pelo sobrinho do homenageado, Padre Paulo Arruda D’Elboux SJ., e contou com a participação do Coro da Schola Cantorum.

Após a missa, ocorreu a inauguração oficial da Biblioteca, com a presença de familiares do Padre Luiz D’Elboux SJ.; Allie Marie Dias de Queiroz , Secretária de Cultura; Maestro e professor Luis Roberto de Francisco, presidente do Conselho Diretor do Instituto Cultural de Itu; Monsenhor Durval de Almeida, reitor do Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus; diácono Francisco Moraes e Padre Almir Andrade, Juiz Eclesiástico da Administração Apostólica São João Maria Vianney.

Durante a inauguração, Padre Almir, que conviveu por anos com Padre Luiz D’Elboux SJ. como coroinha, falou sobre o zelo e dedicação do sacerdote com a Igreja, liturgia e principalmente com a formação religiosa dos fiéis. “Padre Luiz sempre demonstrou imenso apreso no cuidado das almas dos fiéis. Incentiva as pessoas a buscar a confissão, como forma de se aproximar de Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi desta forma, que até hoje eu me confesso toda semana,” contou.

Com a voz embargada pela emoção, Padre Paulo Arruda D’Elboux SJ. falou em nome da Companhia de Jesus, sobre a homenagem ao sacerdote e a cultura no país. “Infelizmente, há em nossa sociedade uma grande falta de memória. As crianças já mexem com aparelhos eletrônicos melhor que nós, e com isso pensam apenas no hoje. Há uma falta de cultura muito grande, pois não se busca a sabedoria do passado para construir o amanhã. Na Europa, há inúmeras iniciativas como essa, para preservar a cultura e a memória,” destacou.

Professor Luis Roberto falou da iniciativa de formar a biblioteca. “Há quatro anos, fizemos o 1º Encontro de Antigos Coroinhas. Após a reunião constatamos que vários livros da Biblioteca do Bom Jesus estavam se perdendo. Foi então que tivemos a ideia de recuperá-los e assim iniciar os trabalhos que culminam com o dia de hoje. O qual posso afirmar, é só o início do projeto,” ressaltou o maestro.

Concluída a cerimônia de inauguração, os presentes visitaram as dependências da biblioteca, que não terá o material circulante, ou seja, os livros não serão emprestados, servirão apenas para consultas no local. A Biblioteca Histórica desenvolverá diversos encontros e estudos sobre a cultura religiosa e a história local, além de publicações sobre os Jesuítas e seu trabalho em Itu.

Comentários