Cultura

Publicado: Quinta-feira, 6 de abril de 2017

Exposição sobre a "Convenção de Itu" na atualidade é aberta

Visitação ocorre no saguão do Centro Administrativo Municipal

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu Exposição sobre a "Convenção de Itu" na atualidade é aberta
Os alunos da escola "Convenção de Itu" participaram da cerimônia

Foi realizada na manhã de 6 de abril, a abertura da exposição “Imagens da Convenção de Itu: Circulações Contemporâneas”, no saguão do Centro Administrativo Municipal. A exposição reúne imagens da “Convenção de Itu” na atualidade, onde é possível observar como são (re)significados os ecos daquela reunião realizada em 18 de abril de 1873, no edifício do atual Museu Republicano “Convenção de Itu” e que deu origem ao Partido Republicano Paulista, ficando conhecida como “Convenção de Itu”.

O prefeito Guilherme Gazzola participou da cerimônia e destacou a importância da preservação e propagação da memória de nossa cidade. “Itu tem um passado brilhante e acredito em um futuro promissor”, declarou Gazzola.

Na ocasião o hino da escola “Convenção de Itu”, composto por Maria Lúcia Caselli, foi cantado pelos alunos do coral da escola. Os proprietários da indústria de refrigerantes Convenção, Geraldo e Teresa Guitti, foram homenageados pelas crianças.

Também estiveram presentes a primeira-dama e presidente do Funssol Patrícia Müller Gazzola, o vice-prefeito Caio Gaiane, a curadora da exposição Aline Zanata, a compositora do hino da escola “Convenção de Itu” Maria Lúcia Caselli, os vereadores Dito Roque e Mané da Saúde, os secretários organizadores da mostra Geraldo Gonçalves Junior, de Cultura e Walmir Scaravelli, de educação, demais secretários e diretores municipais.

A exposição é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu (Mahmi), e Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Universidade de São Paulo, Museu Paulista e Museu Republicano “Convenção de Itu”.

Toda a população está convidada a prestigiar gratuitamente a exposição que está no saguão do Centro Administrativo Municipal, que fica na Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Comentários