Cultura

Publicado: Quinta-feira, 25 de junho de 2015

Exposição "Fontes e Chafarizes" pode ser vista no Museu da Energia

Mostra reúne história, atualidades, poesia e jogo.

Exposição "Fontes e Chafarizes" pode ser vista no Museu da Energia
A mostra destaca a importância que fontes e chafarizes tiveram

Inaugurada no dia 20 de junho, a exposição “Fontes e Chafarizes”, do Museu da Energia, apresenta textos informativos, imagens, notícias de jornais, poesias e mapas que buscam relembrar a importância que as bicas públicas tiveram para a história dos centros urbanos e para a cidade de Itu.

A mostra destaca ainda a importância que fontes e chafarizes tiveram para as atividades domésticas urbanas desde os tempos do Brasil Colonial, até o momento em que foram substituídas pelos atuais sistemas de abastecimento de água, fato que as transformou em ornamentos meramente estéticos.

A exposição também apresenta fotos de algumas das mais conhecidas fontes do Brasil e do Mundo, e notícias antigas e atuais sobre a crise hídrica em Itu.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

Serviço:
Exposição “Fontes e Chafarizes”
De terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Local: Museu da Energia de Itu
Endereço: Rua Paula Souza, nº 669 – Centro
Telefone: (11) 4022-6832
Ingresso: R$ 4,00

Comentários