Cultura

Publicado: Segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"Diálogos 2011" abordou cultura brasileira

Evento aconteceu na noite de sexta-feira

Crédito: Rosana Bueno "Diálogos 2011" abordou cultura brasileira
Adelcio destacou o estudo da cultura brasileira

O Centro de Estudos Brasileiros Nelson Werneck Sodré e o Museu da Música -Itu promoveram, na noite de sexta-feira, dia 12, no auditório do Sincomércio, o quinto encontro cultural “Diálogos 2011”, que fez parte de uma série de eventos em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Nelson Werneck Sodré.

O palestrante foi o professor mestre Adélcio Camilo Machado (Unicamp), que fez um paralelo entre sua dissertação de Mestrado, com o título “Estudando o “mau” samba: sambão-joia e hegemonia nos anos 1970”, e a vida cultural do país nos anos 1960, período de maior produção cultural de Nelson Werneck Sodré, destacando o livro “Quem é o povo brasileiro?”. Estudantes acadêmicos, artistas e intelectuais discutiram o sobre a cultura no país.

O presidente do Instituto Cultural Itu, Luis Roberto de Francisco, lembrou que uma série de ações importantes estão sendo realizadas para comemorar o Centenário, como eventos na Academia Brasileira de Letras, na próxima quinta-feira, entre outros na ABI, USP, IHGB e Biblioteca Nacional.

A mesa do V Diálogos foi presidida pela professora Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, curadora do Museu da Música – Itu, com a participação do Maestro Vinícius Gavioli, coordenador das Ações Artísticas do Museu da Música – Itu, como debatedor.

O evento teve ainda apoio do Instituto Cultural de Itu, entidade mantenedora do Museu da Música - Itu e do CEB NWS,   ISEB Nelson Werneck Sodré, do Sincomércio e fez parte da programação Semana do Patrimônio, atividade promovida pelo Fórum Permanente de Museus de Itu.

Mais informações nos sites: www.nws.itu.com.br e www.museudamusicaitu.com.br.

Comentários