Cultura

Publicado: Quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dia do Pintor - Uma maneira diferente de ver o mundo

Saiba um pouco sobre a rotina e arte de artistas da região.

Crédito: Renan Pereira / Itu.com.br Dia do Pintor - Uma maneira diferente de ver o mundo
Jim Morrison (The Doors) é apenas uma das figuras do rock que já foram retratadas pelo pintor Luciano Luz

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Por Renan Pereira

Pablo Picasso, Alfredo Volpi, Van Gogh, Tarsila do Amaral... O mais leigo dos leitores com certeza já ouviu falar em pelo menos um destes consagrados nomes da 3ª arte: a pintura. Diferente do que parece, ela está – e sempre esteve - ligada intimamente ao nosso cotidiano. Seja através da publicidade moderna ou de ateliês independentes espalhados pelas grandes e pequenas cidades.

Em Itu, não poderia existir melhor histórico para tratarmos desse assunto. Afinal, o Dia Nacional do Pintor (8 de maio) foi criado em homenagem a um artista ituano: José Ferraz de Almeida Júnior. “Almeida Júnior é fantástico! Infelizmente muita gente de Itu nem sabe quem foi ele, porém sua obra é melhor do que a de vários artistas consagrados”, comenta o pintor ituano Paulo Lara – coincidentemente nascido no dia 8 de maio.

O artista, que montou um ateliê de artes no centro da cidade de forma independente, faz menção às inúmeras dificuldades que os pintores de hoje encontram. “Existe duas fases: aquela em que as pessoas compram seu trabalho porque acham bonito e querem decorar sua casa. E a outra é quando enxergam um amplo potencial no seu trabalho e adquirem sua obra acreditando que estão fazendo um investimento”, explica.

Muitas vezes, pintores consagram-se trabalhando com temas específicos. Foi assim com o pintor autodidata Luciano Luz. Ele descobriu o gosto pela pintura por meio da música. “Quando comecei a pintar meu objetivo era retratar o perfil de personagens que já haviam falecido e, de certa forma, caído no esquecimento das pessoas. Só mais tarde comecei a fazer outros tipos de gravura”. Só para citar alguns, ele já reproduziu imagens de Janis Joplin, Elvis Presley e Jim Morrinson (vocalista da lendária banda The Doors).

Além de ter seu espaço pessoal, Luciano Luz é professor e ministra aulas na Casa da Arte – espaço público localizado no bairro Brasil. Apesar disso, ele afirma que a arte de um modo geral ainda sofre com a falta de apoio. “Todo artista autônomo sofre com isso. A falta de estrutura é algo que acaba desanimando muitos artistas”, diz.

Em entrevista ao Itu.com.br, o pintor sorocabano, Maicon S.A, falou sobre a rotina de ser um artista em Sorocaba. Ao contrário dos artistas ituanos ele elogiou a relação da prefeitura com os artistas da cidade. “Sempre que acontecem eventos em Sorocaba sou chamado pela prefeitura para dar oficinas, workshop e palestras; além de contar com um espaço para exposição. Neste aspecto nunca foi fácil a divulgação de um artista autônomo, mas pouco a pouco vamos conquistando nosso espaço”, explica. Confira aqui a entrevista completa.

Ainda em ascensão no Brasil, um dos principais objetivos da 3ª arte neste século é ganhar mais espaço entre os setores artísticos e se tornar acessível também aos países mais pobres. “Acredito que isso já esteja acontecendo. Com o crescimento econômico do nosso país, acredito que não só a pintura, mas todas as formas de arte passarão a ser mais acessíveis para as pessoas”, opina Paulo Lara.

Como surgiu?

É muito difícil precisar o período em que a pintura surgiu, já que os principais vestígios da sua existência nos remetem à idade da pedra, época em que o homem ainda não conhecia a escrita e procurava incessantemente um jeito prático de comunicação. Cavernas e antigas paredes era o ‘papel’ usado pelos homens da antiguidade.

Para a reprodução, normalmente eles usavam sangue de animais, ovos e outros materiais provindos de frutos. Só mais tarde os egípcios começariam a reproduzir imagens do mundo – real ou fictício – nos chamados papiros. Além do ovo, carvão e outros produtos foram adicionados à ‘tinta’ natural.

Pop Art – um novo jeito de se fazer arte

Andy Warhol é o nome do cara! Não há como negar que grande parte dos pintores de hoje são influenciados por ele. Pintor e cineasta norte-americano, Warhol foi um dos criadores do conceito de Pop Art - movimento que usava figuras e ícones populares como principais temas de suas pinturas. Os três artistas entrevistados nesta reportagem afirmaram ter sofrido algum tipo de influência desta vertente.

Renan Pereira / Itu.com.br
Paulo Lara fala sobre a influência e a tendência das novas galerias de arte

Comentários