Cultura

Publicado: Quinta-feira, 31 de março de 2011

Rucke: um desenhista com humor, técnica e talento

Cartuns, caricaturas e charges fazem parte do seu universo.

Crédito: Arquivo Pessoal Rucke: um desenhista com humor, técnica e talento
Rucke já ganhou centenas de prêmios e menções honrosas no Brasil e no mundo

Por Deborah Dubner

Tem gente que já nasce com talento, e desde pequeno sabe o que quer fazer quando crescer. É este o caso do desenhista, cartunista e caricaturista Raimundo Rucke Santos Souza, que desde os 08 anos vivia riscando as paredes de sua casa com carvão.

“Desde pequeno resolvi que queria ser desenhista. Minhas maiores influências no começo foram as Histórias em Quadrinhos americanas. Lia muito Homem Aranha, Hulk, Capitão América, Conan... Ficava babando em cima dos desenhos do John Buscema, do Frank Miller e de outros feras. Decidi que ia virar desenhista. Como aqui no Brasil o mercado para HQ era (e ainda é) muito restrito, resolvi partir para o desenho de humor, influenciado por Paulo Caruso, Angeli, Ziraldo, Mendez, Jota Carlos, Cássio Loredano...”, conta o caricaturista que tem trazido muito humor à vida dos ituanos.

Rucke, nascido em Coelho Neto/MA, brindou Itu com sua presença desde 1996. Constantemente, é contratado para festas de confraternização para fazer caricaturas ao vivo. No entanto, segundo conta, a maioria das pessoas encomenda caricaturas para presentear alguém ou mesmo para convites de casamento. Entre as empresas que já contrataram seus serviços estão a Viação Tietê, Mega Sistemas, Azul Calçados e o portal Itu.com.br. Recentemente, foram publicadas na página do Facebook as caricaturas da equipe do itu.com.br, que fizeram enorme sucesso entre os leitores.

Cartuns, caricaturas e charges são algumas das habilidosas criações desse talentoso profissional. No entanto, entre as opções, o que Rucke mais gosta de fazer são os cartuns. “Através deste tipo de desenho de humor posso expressar todo o meu senso crítico e a minha maneira de ver o mundo”, explica.

Como o seu trabalho realmente mexe com as pessoas, ele tem várias histórias curiosas para contar: “Uma vez, uma pessoa ligou muito brava na redação do jornal em que eu trabalhava para criticar uma charge que fiz e retratava uma situação que envolvia uma personalidade na política local. Depois, essa pessoa me ligou novamente, me pediu desculpas e ficamos amigos.”

Atualmente, como colaborador do Jornal centenário “A Federação”, onde publica caricaturas semanalmente, Rucke conta que as pessoas param-no na rua para comentar os desenhos. “O trabalho está tendo uma boa repercussão”, comenta satisfeito.

Vida profissional

A carreira de Rucke é intensa, dotada de prêmios e menções honrosas em Salões de Humor e concursos, não apenas no Brasil como internacionalmente. Confira!

Seus primeiros trabalhos foram publicados no Jornal Amazonas em Tempo (1991 a 1992), de Manaus, onde exerceu a função de ilustrador. Em 1994 trabalhou na Editora Arco-Íris, de Curitiba, ilustrando livros didáticos. Em 1995 foi chargista do jornal Diário do Povo, de Teresina/PI.

Em Itu, trabalhou também como repórter e chargista para os jornais Periscópio (1996 a 1998), Folha da Cidade (1998 a 2000), e sempre foi colaborador do portal itu.com.br, com charges que alegravam a vida dos leitores.

Entre os anos de 2000 e 2002 fez charges diárias para o jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba e também colaborou com o Jornal o Pasquim21 (2002 a 2004) e com o Jornal do Brasil (2005).

Atualmente, Rucke colabora com o jornal A Federação, de Itu.

Como contatar

Telefones – (11) 4023-3887 / 9729-1224 e 8507-9865
Emails - [email protected] e [email protected]

Comentários