Cultura

Publicado: Quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Biblioteca Municipal de Itu comemora 50 anos com exposição

Mostra reúne exemplares de livros raros e antigos.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu Biblioteca Municipal de Itu comemora 50 anos com exposição
Exemplares da revista O Cruzeiro sobre a eleição dos Papas Paulo VI e João XXIII

No dia 2 de fevereiro, a Biblioteca Municipal “Professor Olavo Valente de Almeida” completa 50 anos. Para comemorar essa data, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza no dia seguinte (3 de fevereiro), às 19h30, na Casa da Praça, a abertura da mostra “50 anos da Biblioteca Municipal”, com a exposição de exemplares de livros raros e antigos pertencentes ao local.

Os visitantes poderão ver uma coleção de Voltaire, a mais antiga da biblioteca, datada de 1825, com 75 volumes que pertenceu ao príncipe russo Igor Nicolaievich Dolgorukij, que viveu em São Paulo e foi professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo). O príncipe Igor pertencia à família imperial russa e foi expatriado após a Revolução Russa, em 1917.

Os visitantes também poderão ver 30 fac-símiles encadernados de exemplares do Correio Brasiliense; uma Revista Cruzeiro sobre a eleição do Papa João XXIII e uma outra do Papa Paulo VI; um álbum de figurinhas de ícones midiáticos dos anos 60; um exemplar de “Incidente em Antares”, autografado pelo autor Érico Veríssimo, entre outras raridades e curiosidades.

A exposição poderá ser visitada até o dia 5 de abril, na Casa da Praça, localizada na Praça Padre Miguel (Matriz), nº 56, Centro. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita.

A Biblioteca

A Biblioteca Municipal “Professor Olavo Valente de Almeida”, da Secretaria Municipal de Cultura de Itu, tem mais de 37850 exemplares e oferece gratuitamente para a população livros para estudos, romances adultos e infantis, gibis, revistas e jornais.

Qualquer pessoa residente em Itu pode ler os livros. Basta ir até a biblioteca munido de RG e comprovante de residência, fazer a carteirinha e começar a aproveitar os milhares de exemplares disponíveis no local.

Todos os meses cerca de 30 novos livros são adquiridos pela biblioteca, muitos deles lançamentos, atendendo aos pedidos dos frequentadores do local que podem ficar 15 dias com o livro. No local também há uma sala especialmente preparada para crianças com mesas e cadeias para acomodar os pequenos que queiram ler na própria biblioteca.

Para consultar o acervo da biblioteca, basta acessar o link http://itu.phlnet.com.br e verificar se o livro que procura está lá. A biblioteca também recebe visitas agendadas para grupos de estudantes e grupos interessados em conhecer o local.

A Biblioteca Municipal “Professor Olavo Valente de Almeida” fica localizada na Rua dos Andradas, nº 201, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. O telefone de contato é o (11) 4013-4837. 

Comentários