Cultura

Publicado: Sexta-feira, 26 de maio de 2017

Biblioteca de Itu recebe contação de história sobre heroínas do Brasil

Evento gratuito conta ainda com oficinas e bate-papo.

Crédito: Morgana Narjara Biblioteca de Itu recebe contação de história sobre heroínas do Brasil
Projeto revive a história das mulheres do vilarejo de Tejucupapo, Zona da Mata Pernambucana, que impediram os holandeses de avançarem com sua invasão

Nos próximos dias 31 de maio e 1 de junho (quarta e quinta-feira), Itu será invadida por mulheres guerreiras de Tejucupapo. É isso que propõe o projeto Meninas Guerreiras nas Rota das Bandeiras, contemplado no Edital PROAC Nº 36/2015 - Estímulo à Leitura em Bibliotecas. Refazendo o caminho dos bandeirantes, o projeto irá passar por algumas cidades do interior paulista e, além de doar exemplares do livro "De Como Meninas Guerreiras Contaram Heroínas", escrito por Luciana Lyra e ilustrado por Vânia Medeiros, para uma biblioteca local, irá apresentar uma série de ações poéticas, que incluem contação de histórias, bate-papo com autora e oficinas. Toda a programação é gratuita.

Atriz, dramaturga e diretora de teatro, Luciana Lyra sempre baseou suas pesquisas no entendimento e fortalecimento do feminino, bem como na figura do mito e fábulas. Seu Mestrado em Artes Cênicas, pela UNICAMP-SP foi o mito da guerreira, que gerou a estrutura dramatúrgica e performance Joana In Cárcere, com base na figura de Joana d’Arc. E foi durante essa pesquisa que Luciana conheceu a história das mulheres de Tejucupapo, distrito de Goiana, Zona da Mata Pernambucana, tornando-as base para seu doutorado em Artes da Cena, também na UNICAMP. Escondidas nos livros de história do Brasil, essas guerreiras enfrentaram os holandeses em 1646, impedindo que seu distrito fosse tomado pelos mesmos.

Os invasores europeus já tinham perdido a quase totalidade do domínio nas terras pernambucanas, estavam cercados e precisavam desesperadamente de alimentos, provisões. Tentaram, então, ocupar Tejucupapo, uma área tradicional de plantio da mandioca. A farinha de mandioca, que desde os tempos de Nassau escasseava, agora era um produto pelo qual valia a pena arriscar-se em combates. A fome assolava a população do Recife e de Maurícia, onde estavam praticamente confinados os holandeses. Então, eles resolveram ampliar seus domínios e escolheram um domingo para tentar tomar Tejucupapo. Neste dia, os homens do vilarejo costumavam ir ao Recife a cavalo para comercializar os produtos da pesca – caranguejos e outros moluscos que vendiam nas feiras da capital. O distrito estaria, portanto, menos protegido, acreditavam os holandeses. Para defender sua terra e seus filhos, as mulheres guerrearam contra os invasores e saíram vitoriosas.

Luciana foi para Tejucupapo e lá conheceu Dona Luzia Maria, auxiliar do posto de enfermagem do vilarejo e que se dedica, desde 1993, a recontar essa história ao lado de moradores, por meio de uma peça. O livro de Luciana Lyra usa esse contexto e a figura de Dona Luzia e outras mulheres desse local para recontar a batalha de 1646. A publicação é dedicada ao público infanto-juvenil, foi escrita graças à Bolsa de Criação Literária da FUNARTE e publicado pelo Prêmio de publicação de livro do PROAC/SP, em 2011.

Distribuição

Como um dos objetivos de Luciana com esse livro sempre foi o empoderamento feminino desde a infância, além de descortinar a história do Brasil e mostrar que também temos heroínas, a autora montou esse projeto de intervenções poéticas para que a obra fosse distribuída de maneira artística. A primeira fase de distribução do livro aconteceu em Pernambuco, em 2014, graças ao patrocínio do Funcultura-PE e percorreu parte do caminho que os Holandeses fizeram até chegar a Tejucupapo, seguindo o mesmo modelo que será feito aqui em São Paulo: com contação de história, oficinas e a distribuição gratuita de "De Como Meninas Guerreiras Contaram Heroínas" para biblioteca local.

Quando pensou em repetir o projeto no Estado de São Paulo, Luciana quis percorrer a rota dos bandeirantes paulistas para tentar despertar a curiosidade nas crianças de se perguntarem onde estão as mulheres dessa parte da história. Por isso, a contação e o bate-papo com ela sofrerão algumas modificações.

A história que as crianças vão ouvir é de um grupo de amigas que precisa fazer um trabalho de escola. Elas se reúnem e acabam chegando até as guerreiras de Tejucupapo e Dona Luzia. Mas, para contar essa história é preciso passar por um série de desafios, que envolvem até um dragão. Em cena estão a própria Luciana Lyra e a atriz Stella Garcia. A dupla é acompanhada de Alessandra Leão, que fica responsável pela execução da trilha sonora (que mistura música original e cantigas populares), e pela ilustradora Vânia Medeiros, que vai fazendo desenhos ao vivo para ajudar a contar a história.

Após a apresentação, Luciana Lyra bate um papo com o público, falando um pouco sobre a história da batalha que motivou a criação do livro e da apresentação, além de fazer algumas provocações. Depois, as crianças participam de oficinas de ilustração, teatro e música. Ao todo, a programação dura cerca de três horas. Cada biblioteca visitada pelo projeto irá receber 10 exemplares do livro.

Serviço:
Meninas Guerreiras Na Rota das Bandeiras
Atividades poéticas (contação de histórias, oficinas e bate-papo).
Atrizes - Luciana Lyra e Stella Garcia. Música – Alessandra Leão.
Desenhos - Vânia Medeiros.
Duração - 3 horas.
Recomendado para crianças a partir de 11 anos.
Capacidade - 60 pessoas

Itu - Dias 31 de maio e 1 de junho, quarta e quinta-feira, às 13 horas
Local: Biblioteca do Centro Promocional Madre Teodora
Endereço: Rua do Patrocínio, 762 - Centro, Itu/SP

Porto Feliz - Dia 2 de junho, sexta-feira, às 8 horas
Local: Biblioteca da EMEF Vereador Carlos Roberto de Oliveira
Endereço: Rua Lauro Galvão, 106, Porto Feliz/SP

Santana do Parnaíba - Dia 12 de junho, segunda-feira, às 14 horas
Local: Biblioteca do Colégio Municipal André Fernandes
Endereço: Rua Ricardo - Bairro Cento e Vinte, Santana de Parnaíba/SP

Salto - Dia 13 de junho, terça-feira, às 8 horas
Local: Biblioteca Municipal Paço dos Taperás
Endereço: Rua Nove de Julho, 1142 - Centro, Salto/SP

Cabreúva - Dia 14 de junho, quarta, às 8 horas
Local: Biblioteca Municipal de Cabreúva – Prof. Basilis Godoy
Endereço: Rua Marciano Xavier de Oliveira, 364, Cabreúva/SP

Comentários