Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Profa. Marly Perecin é eleita nova acadêmica da Acadil

Solenidade de posse ocorre dia 31 de março.

Crédito: Divulgação/ACIPI Profa. Marly Perecin é eleita nova acadêmica da Acadil
Escritora e historiadora ocupará a Cadeira Nº 5

No dia 11 de fevereiro, os membros da Academia Ituana de Letras (Acadil) elegeram nova acadêmica para ocupar a Cadeira Nº 5, a Profa. Dra. Marly Therezinha Germano Perecin. A escritora e historiadora reside em Piracicaba, mas tem laços fortes com Itu, desde sua ascendência, de antigos políticos locais, até a sua obra literária, cujo interesse maior reside na análise da cultura ituana.

A Profa. Marly Perecin é autora de uma trilogia de romances históricos que narram aspectos significativos da região do Vale Médio do Tietê entre os séculos XVIII e XIX. A escritora tem participado da vida cultural de Itu nos últimos vinte e cinco anos, seja como associada correspondente da ACADIL ou estudiosa da Festa do Divino Espírito Santo e de obras de arte, como o conjunto pictórico da Capela Mor da Igreja Matriz de Itu.

A solenidade de posse ocorre dia 31 de março (sexta-feira), às 19h30, no auditório do Sincomércio, quando ela receberá as insígnias acadêmicas e fará o elogio a seu patrono Francisco de Paula Souza e Melo. Na ocasião também falará sobre seus antecessores na mesma Cadeira, o Dr. Ermelindo Maffei e a poetisa Célia Figueiredo Machado.

A Acadil é uma associação de escritores fundada em 1992, composta de 32 Cadeiras, cujos patronos foram figuras de destaque na literatura local e regional. Os membros atuais se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral. O grupo se reúne mensalmente e lança todos os anos a Revista da Acadil, que está na edição de número 17.

Comentários