Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 14 de julho de 2017

Missa de 92 anos de falecimento de Madre Teodora ocorre segunda-feira

Celebração será feita pelo padre Adriano Francisco da Silva.

Missa de 92 anos de falecimento de Madre Teodora ocorre segunda-feira
Madre Teodora faleceu aos 90 anos

As Irmãs de São José celebrarão uma missa de 92 anos de falecimento de Madre Maria Teodora Voiron na próxima segunda-feira, dia dia 17 de julho, às 15 horas, na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio.

A missa, dedicada a religiosa que doou sua vida em favor da juventude e das crianças de Itu, será celebrada pelo padre Adriano Francisco da Silva. Haverá participação do Coral da comunidade da cidade de Mogi das Cruzes.

A Igreja do Patrocínio está localizada na Praça Regente Feijó, s/nº, no Centro de Itu/SP.

Madre Teodora

Nascida em Chambéry, França, em 1835, Madre Teodora assumiu, com apenas 24 anos, a coordenação do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio em Itu, quando chegou no dia 15 de junho de 1859. Esta foi primeira instituição católica da Província de São Paulo destinada à educação de meninas, marcando seu pioneirismo para a época. Ao todo, foram sessenta e dois anos de cuidados com as obras das Irmãs de São José no Brasil.

No dia 17 de julho de 1925, com 90 anos, Madre Teodora faleceu. Os seus restos mortais estão na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio. Como não se conformava com a escravidão e não podia abrir vagas para moças negras junto com a brancas, Madre Teodora abriu uma escola gratuita para meninas escravas e cuidou da formação religiosa das escravas adultas. Outra ação de Madre Teodora foi abrir uma casa para meninas pobres e órfãs. Leia mais!

Comentários