Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 19 de abril de 2018

Itu recebe prêmio por inovação urbana em evento na capital

Projeto é contemplado com o troféu InovaCidade-2018.

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Itu Itu recebe prêmio por inovação urbana em evento na capital
Prefeito de Itu recebe troféu

Um projeto da Prefeitura de Itu, na área de inovação urbana, recebeu um prêmio de prestígio nacional nesta semana. O Template Para Desburocratização, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, foi reconhecido com o troféu InovaCidade –2018, conferido pelo Instituto SmartCity Business America.
               
A entrega ocorreu nesta terça-feira, dia 17 de abril, no Expo Center Norte, durante a 6º edição do evento voltado ao destaque de iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. A solenidade foi prestigiada pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, e pelo o assessor de Consórcios e Concessões da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Luigi Longo.
               
A cerimônia contou com as presenças do prefeito Guilherme Gazzola, da primeira-dama Patricia Müller Gazzola e do secretário municipal de Planejamento, Plinio Bernardi Junior, responsável por toda coordenação do projeto aclamado.
               
O processo de implantação de serviços inteligentes, que são a base para uma cidade inteligente, deve envolver uma visão ampla do relacionamento com o cidadão. São base para essa visão a modelagem e digitalização de processos, contemplando uma integração entre os vários sistemas envolvidos. Uma visão estratégica, alinhada a um Plano Diretor de TI, é o caminho para a viabilização de uma Cidade Inteligente.

Congresso
               
A premiação fez parte da Smart City Business America – Congress & Expo, realizada entre os dias 16 e 18, considerada a maior feira de Cidades Inteligentes da América Latina. Como parte desse evento, o prefeito Guilherme Gazzola participou da mesa de debate. O tema foi a gestão integrada de resíduos sólidos, estimulando o desenvolvimento de soluções regionalizadas para gestão e gerenciamento a fim de reduzir custos e preservar o meio ambiente.
               
Também foi discutido como as cidades do Estado de São Paulo estão encontrando, junto à Secretaria do Meio Ambiente, um programa de auxílio para a estruturação da gestão integrada de resíduos sólidos.

Comentários