Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 30 de novembro de 2018

APAE realiza apresentação emocionante em reunião do Rotary Club de Itu

Projeto rotariano ajudou na história de menina de 7 anos.

Crédito: Divulgação/Rotary Club de Itu APAE realiza apresentação emocionante em reunião do Rotary Club de Itu
Diretores e profissionais da Apae, diretores do Rotary Club de Itu com a aluna Sara - que recebeu o tratamento - e sua mãe

Na noite de 28 de novembro, um evento muito especial ocorreu no Rotary Club de Itu. A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itu compareceu ao evento e fez uma importante e emocionante apresentação aos rotarianos, familiares, convidados e imprensa. Profissionais e professores mostraram as fases do tratamento que resultou na maravilhosa evolução de uma menina de 7 anos, após tratamento terapêutico em dois ciclos intercalados de um mês e meio cada, pelo protocolo “Pediasuit”, um recurso para tratamento intensivo, que mescla exercícios com o uso de um macacão terapêutico ortopédico para promover um ajuste biomecânico no paciente com sequelas neurossensoriomotoras. Uma série de dispositivos é operada dentro de um ambiente especifico formado por paredes e teto de tela que suportam tais dispositivos.

Os terapeutas da APAE que trabalham com esse protocolo são profissionais especializados. Este e outros muitos dispositivos e aparelhos são uma doação fruto de um Projeto de Subsídio Global elaborado pelo Rotary Club de Itu e que também contou com imprescindíveis aportes de recursos do Distrito Rotário 4310, que compreende uma região geográfica que vai de Cabreúva a Agudos, bem como de distrito e de clubes rotários da Europa e da África. O projeto, grandioso e vitorioso, montou em mais de R$140.000,00 e equipou praticamente todo o prédio da saúde da APAE de Itu.

Os recursos do Rotary são originários da própria sociedade em que se insere cada clube. Provêm de arrecadações financeiras em eventos como chás, almoços, jantares, desfiles, gincanas beneficentes. E por vezes, com recursos não financeiros como ajudas diversas de colaboradores rotarianos ou não.

A apresentação teve por objetivo mostrar e comemorar o que entidades dedicadas, sólidas, idôneas podem fazer por quem tem efetivas e importantes necessidades. Resultados como o ali mostrado é o combustível que leva à novas iniciativas. A oportunidade serviu também como uma prestação de contas à sociedade que colabora principalmente comparecendo aos eventos que geram os recursos que alavancam e financiam os projetos.

Enquanto comemora o sucesso do que foi o Projeto APAE - que hoje é uma realidade beneficiando a sociedade Ituana -, o Rotary Club de Itu continua construindo novas realizações. O próximo alvo é a escola de música da Corporação Musical União dos Artistas, entidade que em 106 anos ininterruptos formou um número muito grande de músicos, quase sempre provenientes das classes menos abastadas, inclusive fornecendo-lhes gratuitamente seus instrumentos musicais.

No momento, a escola conta com mais de 60 alunos, aceitos em matrícula a partir dos 10 anos de idade. Os recursos para o "pontapé inicial" virão da tradicional Macarronada do Rotary Club de Itu que terá a sua 17ª edição realizada no dia 27 de abril de 2019. Ao comparecer ao evento, você estará colaborando para mais um importante projeto. 

Comentários