Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 23 de julho de 2019

Acadil celebra 27 anos com lançamento de novo livro

O evento contará com uma conferência sobre patrimônio.

Na próxima quinta-feira, dia 25 de julho, a Academia Ituana de Letras (Acadil) se reúne para celebrar os 27 anos de sua fundação. Na ocasião será lançado o quinto volume da coleção “Itu presenças ilustres”, com trinta e três crônicas biográficas de pessoas que se destacaram na história recente da cidade. O evento ocorrerá no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano, Rua Barão de Itaim, 140, a partir das 19h30 e tem entrada franca.

Além de trabalhos dos acadêmicos a publicação traz duas crônicas históricas, uma delas o primeiro trabalho escrito sobre o Padre Bento Dias Pacheco, em 1907, quando ele ainda vivia em Itu. Em 2019 a cidade celebra o bicentenário de seu nascimento. De autoria do prof. Tristão Mariano da Costa, o trabalho foi transcrito do jornal A Federação. Outra crônica é sobre a Madre Maria Theodora Voiron, escrita há sessenta anos pela Profa. Maria Cecília Bispo Brunetti. Neste ano celebram-se os 160 anos da chegada da religiosa a Itu.

Com este novo volume de “Itu presenças ilustres” são cento e cinquenta biografias publicadas. Todos os volumes contaram com apoio cultural da empresa STARRETT que continua prestigiando a publicação.

A sessão solene, cujo tema é a memória local, contará com uma conferência do Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins, da Universidade de São Paulo. O pesquisador do Museu Paulista (USP) é especialista nas áreas de História e Patrimônio. Coordenou as publicações do projeto Terra Paulista, quando se envolveu com questões da história da região ituana. A conferência terá o título “Itu na construção da memória nacional pelo IPHAN”.

A Academia Ituana de Letras é uma associação de escritores fundada em 1992, composta de 40 Cadeiras, cujos patronos foram figuras de destaque na literatura local e regional. Os 32 membros atuais se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral.

Serviço:
Sessão Solene da ACADIL
Dia 25 de julho de 2019, 19h30
Centro de Estudos do Museu Republicano
Rua Barão de Itaim, 140, Itu/SP

Comentários