Esportes

Publicado: Sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Vinda de Japão e Rússia para Itu durante a Copa de 2014 é oficializada

Estadia de Honduras em Porto Feliz também foi confirmada.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Vinda de Japão e Rússia para Itu durante a Copa de 2014 é oficializada
Representantes do Comitê Paulista, prefeitos de Itu e Porto Feliz, autoridades e gestor do Ituano anunciam oficialmente a vinda das seleções

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Por André Roedel

O Comitê Paulista da Copa do Mundo de 2014 oficializou a vinda de Japão e Rússia para Itu durante a competição. Os japoneses irão se instalar no Spa Sport Resort e os russos optaram pelo Hotel San Raphael e o Estádio Novelli Júnior, como já havia sido divulgado. O anúncio se deu em coletiva de imprensa realizada na Prefeitura de Itu na tarde desta sexta-feira, dia 20 de dezembro. Na oportunidade também foi confirmada a vinda da seleção de Honduras para Porto Feliz, cidade vizinha.

Os hondurenhos ficarão hospedados no recém-inaugurado Hotel Transamérica e treinarão no CT da Traffic, casa do Desportivo Brasil. Participaram da coletiva o prefeito Antonio Tuíze, a deputada estadual Rita Passos, o gestor do Ituano FC e pentacampeão mundial Juninho Paulista, a coordenadora da secretaria executiva do Comitê Paulista Raquel Verdenacci, o prefeito portofelicense Levi Rodrigues Vieira, o proprietário do Spa Sport José Carlos Otonari (conhecido como Kioshi) e o ex-prefeito de Itu, Herculano Passos.

Obras de entorno

Após o anúncio oficial, as autoridades presentes responderam a questões da imprensa. “Nós vamos esperar o que a Rússia vai nos solicitar para que a gente possa atendê-los. Mas é uma solicitação dela (Rússia). Eu não sei, por exemplo, como serão os treinamentos, se serão com portões abertos, eu não sei como irão proceder. A Alemanha tinha algumas solicitações e eu creio que a Rússia tenha outra forma de enxergar e nós estamos prontos para atender o que for solicitado”, disse o prefeito Tuíze quando perguntado sobre as obras no entorno do Novelli Júnior.

Sinalização em outros idiomas

O prefeito também disse que já está em estudo a implantação de placas de sinalização bilíngue (inglês e português). Ele também comentou que o governador Geraldo Alckmin já autorizou o uso da verba destinada às estâncias turísticas para confecção do material de divulgação da cidade em outros idiomas, além da sinalização. Segundo ele, o trabalho de “internacionalização” da cidade começa em janeiro de 2014.

Porto Feliz também terá placas com outros idiomas, mas trilíngue: em português, inglês e espanhol, idioma dos hondurenhos. O prefeito Levi disse que também quer a Guarda Civil Municipal e os agentes de trânsito preparados para receber a delegação de Honduras, turistas e imprensa. “Nós tivemos uma reunião hoje com o diretor de esportes pra gente começar a definir como será a política de atendimento nessa parte de sinalização”, disse a autoridade.

Infraestrutura

Em 2010, o Estádio Novelli Júnior foi amplamente reformado. Agora, recebe novas melhorias para recepcionar os russos. “Nós estamos fazendo com a verba que conseguimos junto ao governo federal mais campos de treinamento no Novelli Júnior, mais um centro de fisioterapia, mais um refeitório e mais um alojamento em parceria com o Juninho, que está fazendo uma parte importante”, comentou o prefeito Tuíze. As obras devem ser concluídas em maio de 2014.

De acordo com ele, a infraestrutura oferecida por Itu, em especial as melhorias no Estádio Novelli Júnior, foram imprescindíveis para a vinda das seleções. “A proximidade com São Paulo, a pequena distância em relação ao Aeroporto de Viracopos e os equipamentos para treino e prática de futebol, como centros de treinamentos e o estádio municipal, foram diferenciais favoráveis de Itu perante aos outros municípios catalogados pela FIFA”, disse.

Ações de divulgação

Durante a coletiva, foi anunciado o lançamento do portal “Itu na Copa”. O site terá notícias sobre a vinda das seleções do Japão e da Rússia para a disputa do Mundial, além de informações sobre o turismo na cidade e o link para baixar o aplicativo com o guia de Itu. Para conferir, clique aqui. Além disso, uma arte de boas-vindas aos russos e japoneses, com mensagens nos idiomas dos dois países, também foi mostrada.

Força do interior

Itu é a única cidade do interior do Brasil a receber duas seleções para a Copa do Mundo. Campinas também receberá (Portugal e Nigéria), mas é uma cidade metropolitana. No litoral paulista, Santos também receberá duas delegações: México e Costa Rica. Fora outras grandes forças, como a França em Ribeirão Preto, que também ficarão hospedadas em solo paulista. Além dessas, Guarujá (Bósnia), São Paulo/Guarulhos (Irã) e, como já dito, Porto Feliz (Honduras) são as cidades onde as 10 seleções ficarão no Estado de São Paulo - que espera atingir a meta de 15 delegações hospedadas.

Segundo a coordenadora Raquel Verdenacci, a vinda dessas seleções é fruto de um trabalho bem feito – e não de sorte. Raquel também disse aos órgãos de imprensa que outra cidade da região, no caso Sorocaba, está só esperando a confirmação para anunciar que também receberá uma seleção na época da Copa . Tudo indica que seja a Argélia, mas os sorocabanos pediram confidencialidade.

Turismo

Ainda segundo a coordenadora Raquel Verdenacci, o turismo da região deve ser potencializado. “O comitê agora trabalha para ajudar os município a aproveitar a oportunidade de receber uma delegação. Isso significa ter um calendário oficial de eventos para que seja feito uma troca de experiências de cultura, com atividades na rede municipal de ensino, festivais, o clima da cidade, a torcida que o município possa ter, uma comunicação turística mais diversificada”, disse.

Comentários