Entretenimento

Publicado: Quinta-feira, 24 de abril de 2014

Troca de figurinhas da Copa do Mundo reúne várias gerações em Itu

Encontro aconteceu no Bar e Restaurante Colombo.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Troca de figurinhas da Copa do Mundo reúne várias gerações em Itu
Colecionadores aproveitaram o encontro para trocar figurinhas repetidas e confraternizar

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Colecionadores de várias gerações se reuniram na noite desta quarta-feira, dia 26 de abril, no Bar e Restaurante Colombo, em Itu, para trocar figurinhas repetidas do álbum da Copa do Mundo FIFA e confraternizar. O encontro “Cerveja com Figurinhas”, que teve início através das redes sociais, contou com a participação de um grande número de pessoas, o que surpreendeu o organizador do evento, o jornalista Rodrigo Tomba.

“Confesso que estou extremamente surpreso. Eu não esperava reunir tanta gente, tantas gerações. Achei um barato ver avô vindo com o neto, pai e filho, senhores trocando figurinha. Fiquei realmente surpreso, tanto pela quantidade quanto com o tipo de pessoal que veio. Pessoas de todos os tipos, idades, gerações. Isso é muito legal”, comentou o idealizador do encontro.

Para Tomba, o ato de colecionar e trocar figurinhas estimula a interação entre as pessoas. “A figurinha acaba permitindo essa socialização e o ambiente (o Colombo), que é tradicional na cidade, também proporciona isso”, explicou. Ele acredita que novos encontros como esse devam ocorrer nas próximas semanas. “A tendência é aumentar”, disse o jornalista.

Álbum completo

Ednei Fernando Lopes, contato publicitário do Jornal Periscópio, precisava de 31 figurinhas para completar seu álbum. Ele conseguiu preenchê-lo todo durante o evento. “A sensação é gostosa, gratificante. Agora eu só vou ficar feliz na hora que eu ver tudo colado no álbum e folhear página por página”, disse logo que conseguiu a última figurinha, de nº 475, do jogador nigeriano Elderson Echiéjilé.

Ele já havia colecionado outros álbuns, mas da Copa do Mundo foi o primeiro. Quando recebeu seu exemplar, foi paixão à primeira vista. Sobre o encontro, Lopes disse ter adorado. “Ótimo. Perfeito. Deveria ter mais lugares assim em que possa ter esse encontro de pessoas”, comentou o colecionador.

Várias gerações

Gabriel Milano, estudante do sétimo ano do ensino fundamental, foi um dos participantes do encontro. Ele ganhou o álbum através de uma promoção de jornal, mas não estava muito a fim de colecionar. Seu pai acabou o influenciando. “Hoje estou quase terminando”, disse. O garoto é a prova de que o ato de colecionar figurinhas da Copa do Mundo vai atravessando gerações.

O evento também reuniu a “velha guarda” dos colecionadores, como o aposentado Valdinei Leal. Ele, que coleciona desde a Copa do Mundo de 1970, ano em que sua primeira filha nasceu, tem todos os álbuns já lançados de lá pra cá. “Tudo completo”, fez questão de frisar. O colecionador elogiou a qualidade da edição deste ano, mas reclamou da quantidade de figurinhas repetidas.

Seu Valdinei também disse ter adorado o encontro e que participará dos próximos. “Foi a primeira vez, mas não vou mais sair daqui”, comentou o aposentado. “Nem que for pra vir tomar um chope”, brincou.

Atrações

Além de trocar as figurinhas repetidas, os colecionadores puderam ter aulas de futebol de mesa, o popular futebol de botão, com os jogadores do Bloco do R. Os participantes ainda puderam conferir de perto a medalha de campeão paulista do Ituano, trazida por Rodrigo Tomba, que também é conselheiro do clube.

Comentários