Esportes

Publicado: Quinta-feira, 17 de março de 2011

7ª Edição da Pedalada das Meninas tem grande repercussão

Com sucesso, o evento aconteceu no dia 13.

Crédito: Arquivo / Pedalada das Meninas 7ª Edição da Pedalada das Meninas tem grande repercussão
Na edição de 2011 já eram 90 mulheres pedalando que, somadas aos seus acompanhantes, formaram uma turma de mais de 150 pessoas

A sétima edição da "Pedalada das Meninas", evento que tem o objetivo principal de incentivar o público feminino à prática do mountain bike, aconteceu no dia 13 de março. Cerca de 150 pessoas se reuniram no Camping Cabreúva, na cidade do interior paulista, para uma atividade que já está se tornando tradicional na região. O percurso este ano teve 26 quilômetros, alternando trechos de asfalto e pistas de terra, incluindo o desafio de subidas e a travessia de fazendas históricas em Itu.

Desde sua criação, a Pedalada das Meninas vem se repetindo todos os anos no mês de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. Daí também o seu nome. A iniciativa partiu do casal de ciclistas Elaine (Laininha) e seu marido Cando que, com ajuda de amigos também praticantes do mountain bike, passou a organizar o encontro. Eles observaram que, apesar de o esporte estar sendo bastante difundido hoje no país, a participação das mulheres ainda é relativamente pequena. O evento propõe tornar-se então, uma das portas de entrada para o mountain bike. E tanto isso vem se confirmando que, para muitas mulheres, constitui seu primeiro contato com o esporte.

O percurso é feito com o espírito de passeio ciclístico, no qual não cabe competição. Afinal, outro objetivo também é proporcionar a integração dos participantes, vindos também de outras cidades, outros estados e, eventualmente, até de outros países. No animado grupo só não entra preconceito. Apesar do caráter feminino da Pedalada, os homens também são bem-vindos, desde que sejam convidados por alguma participante. Outra característica da Pedalada das Meninas é a forma responsável com que é organizada. Seguindo os ciclistas durante todo o percurso há carros de apoio, bombeiro socorrista e até mesmo a escolta da Polícia Militar. Também é programada a distribuição de água e frutas, e servido um reforçado café da manhã antes da largada.

Em 2005, quando surgiu, o grupo não atingia o número de 20 pessoas. Na edição de 2011 já eram 90 mulheres pedalando que, somadas aos seus acompanhantes, formaram uma turma de mais de 150 pessoas. Contando com a equipe de apoio, eram ao todo quase 190 pessoas mobilizadas em torno das bikes.

Este ano todas as “meninas” inscritas ganharam kits contendo a camiseta oficial do evento, esqueezes, protetor solar e adesivos exclusivos da Pedalada. Também houve sorteio de brindes, e as mais sortudas puderam levar para casa produtos da Adventure Bikes, cotas do Clube da Luluzinha, vales-diária do Camping Cabreúva, componentes Shimano e até uma cobiçada bicicleta Trek.

O encontro para 2012 já está marcado. O dia ainda não foi confirmado, mas a 8ª edição da Pedalada das Meninas certamente será em março, mais uma vez em homenagem às mulheres.

Comentários