Cultura

Publicado: Quarta-feira, 28 de junho de 2017

Regulamento do Concurso de Crônicas da Catedral N. Sra. do Desterro

OBJETIVO

A Catedral Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí, São Paulo, em conjunto com a Academia Jundiaiense de Letras, promove o Concurso de Crônicas 2017, a fim de incentivar a produção literária de crônicas e visando reflexão sobre a cidade e sua Padroeira, por ocasião do Jubileu de Ouro Diocesano.

PARTICIPAÇÃO

Do concurso poderão participar pessoas maiores de 18 anos, ficando vedada a participação de acadêmicos integrantes da Academia Jundiaiense de Letras, jurados e cônjuges ou parentes até segundo grau destes.

MODALIDADE TEXTUAL E TEMA

Entende-se por crônica um texto breve, em prosa, narrado em primeira ou terceira pessoa do singular, onde se leve em conta o fator tempo.

Tema: Olhar os lírios do campo

INSCRIÇÕES

Os interessados residentes em Jundiaí deverão inscrever-se pessoalmente, no período de 12 de junho de 2017 a 13 de julho de 2017, na Secretaria da Catedral Nossa Senhora do Desterro, situada na Praça Governador Pedro de Toledo, s/n, Centro, Jundiaí, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Na inscrição deverão ser apresentados dois envelopes, contendo:
Envelope 1 - ficha de inscrição, cópia do RG e termo de cessão de direitos autorais;
Envelope 2 - trabalho literário, identificado com pseudônimo.

Os interessados residentes em outras localidades poderão inscrever-se pela internet e deverão enviar por email, devidamente preenchidos, tanto a Inscrição quanto o Termo de Cessão de Direitos Autorais. O texto deverá ser enviado também por email, com o arquivo nomeado pelo título e com pseudônimo do autor.

TEXTOS LITERÁRIOS

As crônicas devem ser inéditas, apresentadas impressas, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento duplo e alinhamento justificado, contendo no máximo 50 linhas, devidamente revisadas quanto à ortografia, gramática e sintaxe, constando o título da crônica da parte superior da primeira página, em fonte Times New Roman, tamanho 14, alinhamento centralizado e o pseudônimo deverá constar ao final do texto.

Serão desclassificadas as crônicas que não observarem essas condições.

SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

As crônicas serão analisadas pela Comissão Julgadora composta por um membro convidado, com conhecimento no campo literário ou jornalístico; dois membros representantes da Academia Jundiaiense de Letras e dois membros representantes da Catedral Nossa Senhora do Desterro, no período de 17 de julho de 2017 a 19 de agosto de 2017.

Serão selecionadas pela Comissão Julgadora 3 (três) crônicas, classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar. Poderão ser selecionadas outras crônicas, por decisão da Comissão Julgadora, as quais serão atribuídas menção honrosa.

A decisão da Comissão Julgadora é soberana e irrecorrível.

RESULTADO

O resultado será divulgado através da imprensa e das redes sociais próprias da Catedral e da Academia Jundiaiense de Letras

PREMIAÇÃO

As crônicas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar receberão como prêmio medalhas.

Na hipótese de decisão da Comissão Julgadora, outras crônicas receberão menção honrosa e todos os participantes receberão certificado de participação.

A premiação ocorrerá no dia 26 de agosto de 2017, durante Sarau Literário a ser realizado no Salão Paroquial da Catedral Nossa Senhora do Desterro. 

Comentários