Economia & Negócios

Publicado: Segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Eleição 2010 e Mídia Social: casamento inevitável

Não adianta fugir dessa realidade!

Eleição 2010 e Mídia Social: casamento inevitável
Nos Estados Unidos, a Mídia Social elegeu Obama
Por Deborah Dubner

Se algum político desavisado ainda não acordou para o fato de que a Internet é a bola da vez para as próximas eleições, é bom ficar ligado. Existem certas realidades que são inevitáveis. E a influência das mídias sociais nas próximas eleições é uma delas.

A política brasileira ainda está muito longe de entender a filosofia que norteia o novo mundo das mídias sociais. União por afinidades, ações coletivas em prol de um bem comum, mobilização de pessoas de diferentes países, projetos inovadores e criativos, campanhas online e novidades nascem diariamente no mundo web. Como o próprio nome já diz, é a teia que vem sendo tecida e que une o que antes não seria possível: gente, ideais, valores, quereres, força e poder. Os anônimos estão ganhando voz, porque sua força vem do coletivo. A vida na Internet é essencialmente colaborativa.

As regras são outras, e nesse sentido, não é fácil compreender e se acostumar. Temos um exemplo vivo de uma decisão política que ficou na beira de ser aprovada, mas felizmente não vingou. Afinal, “a Internet é território livre para expressão”, defendeu o presidente Lula, por incrível que pareça.

Retrospectiva

Julho de 2008
– Sempre antenado nas tendências, o portal itu.com.br organizou em Itu o evento "Eleições 2.0 – Como a Internet está mudando a política", com a presença 60 pessoas. “Quem não entende de Nova Política terá problemas com governança. Estamos nos dirigindo a uma e-republica que estará atenta 24 por 7.”, afirmou na época Alan Dubner, especialista nessa área e idealizador do portal itu.com.br e do projeto Municípios Digitais. Na época, Alan também publicou um artigo detalhado sobre o tema Eleições 2.0. Leia na integra!

Outubro de 2008
– O Portal itu.com.br publicou a matéria “O papel da Internet nas eleições 2008”, que foi lida por mais de 5 mil leitores. Trazendo à tona exemplos reais de políticos que se arriscaram a adentrar no mundo das mídias sociais e alertando sobre o impacto da web na vitória do Presidente Obama, nos Estados Unidos, a matéria profetizava: “A próxima [eleição] em 2010 será principalmente definida por essa tecnologia”. Ainda em outubro, o itu.com.br aproveitou a vantagem da rapidez e eficiência da Internet para revelar em primeira mão o resultado das eleições municipais em tempo real, garantindo informações antecipadas aos internautas.

Novembro de 2008
– “A evolução do Jornalismo 2.0 nas eleições” foi abordada em matéria publicada em 19 de novembro. Visualizando a drástica alteração na maneira de se fazer jornalismo, a equipe do itu.com.br alertou: "A mudança está ocorrendo a passos largos e terá nas redes sociais a principal aliada”. Assim, no dia 28 de novembro, ocorreu em Itu o primeiro evento sobre Jornalismo 2.0, com a presença de 80 pessoas, entre jornalistas, profissionais de comunicação, empresários, profissionais liberais e estudantes. Na ocasião, foi publicada uma Carta Digital de Itu sobre o Jornalismo 2.0 em formato WIKI, para ser construída colaborativamente. A segunda edição do evento Jornalismo 2.0 será no dia 10 de dezembro. 

Março de 2009
- O caderno Link do Jornal O Estado de S. Paulo publicou no dia 09 de março, uma reportagem de capa sobre o Twitter e, com ela, uma discussão sobre jornalismo colaborativo.  

Julho de 2009
O itu.com.br publicou a matéria Midias Sociais: você está preparado?” traduzindo uma breve leitura do cenário mundial: “A Mídia Social elegeu o Obama, está revolucionando o jornalismo, acabou com a guerra no Irã, está reinventando a propagandas e implementando saúde e educação.” Na sequência, enquetes e matérias semanais tem abordado as várias faces do Twitter, Flickr, Orkut, Facebook
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