Economia & Negócios

Publicado: Terça-feira, 11 de agosto de 2009

"Mídias sociais" é tema de enquete no Itu.com.br

O Orkut dominou o primeiro lugar com 66% dos votos.

O Itu.com.br realizou uma enquete com a seguinte pergunta “Qual mídia social você mais usa?”. A enquete recebeu 356 votos dentre as mais variadas opções, mas, como não poderia deixar de ser, o vencedor foi a paixão nacional, Orkut, com 66,01% dos votos.
 
Atualmente, este site de relacionamentos tem cerca de 52 milhões de usuários cadastrados e o Brasil é o país com maior número de usuários, seguido dos Estados Unidos e Índia. Para se ter uma ideia, de toda a população mundial que é usuária do Orkut, cerca de 55%, ou seja, 29 milhões, são brasileiros. É a nova paixão nacional, além do futebol. Leia mais!

Em segundo lugar, na medalha de prata, vem o Youtube (8,43%), seguido pelo Twitter (4,78%), Facebook (3,37%) e o Flickr (1,40%). A opção “Outros” teve 7,02% dos votos. E o que chamou mais atenção foi que 8,99% dos votantes disse que não usa nenhuma mídia social.

A Mídia Social elegeu o Obama, está revolucionando o jornalismo, acabou com a guerra no Irã, está reinventando a propagandas, implementando saúde e educação. Mas afinal, o que é Mídia Social? Mídia Social é a comunicação de todos para todos. Até poucos anos atrás a comunicação de massa era de um para todos. Da TV para o telespectador, do jornal para o leitor, da rádio para o ouvinte e assim por diante. Quem detinha os meios de comunicação, detinha o poder. Isso mudou! Agora todos podem produzir e receber informações através da maior rede de comunicação do planeta: a Internet. "Mídia" são os meios e "Sociais" são os relacionamentos. Atenção: não confunda o "Sociais" com o "social" da responsabilidade social , que nesse caso é outra coisa.
Comentários