Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 16 de julho de 2009

Como lucrar com os blogs?

“Como blogueiro, não quero fazer o mesmo com meus usuários e optei pela linha de 0% propaganda de links.”
 
Maurício Cid, 24 anos, é dono do blog Não Salvo, que abriga 40 mil visitas diárias, diz que não sabe ao certo como conseguiu tantos acessos. “Não sei explicar, provavelmente identificação com meu tipo sarcástico de humor” conta.
 
Cid fala que ganha um pouco de dinheiro com o blog, mas que, em seu caso, não dá para viver disso. “Ganho o suficiente para pagar a hospedagem e sair final de semana. Creio que você tem que fazer o negócio gostando, e não pensando em ganhar dinheiro. Tanto é que o Não Salvo é um dos poucos blogs que mesmo com a audiência que tem, não usa nada de links patrocinados do google, ou banner do submarino e afins”, afirma.
 
Quando o blog é bem acessado, o autor muitas vezes coloca ali alguns patrocinios, inserindo banners de diversos sites e ganhando uma porcentagem a cada click que os leitores dão. “Eu como usuário odeio a forma de site de ficar tentando fazer você clicar em uma propaganda. Então, eu como blogueiro, não quero fazer o mesmo com meus usuários e optei pela linha de 0% propaganda de links. O dinheiro entra com alguns posts pagos que faço, surge mais ou menos um a cada dez dias”, afirma o autor do Não Salvo, que prefere esse outro modo de lucrar com o site.
 
‘Post Pagos’ ou ‘Publieditoriais’ que são textos que você escreve sobre determinado produto, site, empresa e com isso é remunerado, de acordo com as regras da empresa. O processo de remuneração, tanto quanto aos clicks de banners, ou posts pagos, varia muito de acordo com a instituição. “Todos pagam alguns centavos por click, ou quando alguém efetua uma compra depois de ter entrado no site através do seu blog, você ganha uma portentagem sobre o valor da compra. Geralmente é assim, mas varia muito”, comenta.
 
Assim como Bruno, Cid também fez sucesso no Orkut, com 800 comunidades engraçadas, sob o nome de “C! the space cowboy”. Atualmente atua como J.C! em seu blog e está na lista dos 100 twitters mais seguidos do Brasil. “Tento me desdobrar em mil para deixar tudo em ordem. A única coisa que não tenho controle são os spams do Orkut, mas de resto administro bem meu tempo, o segredo é que fico pensando nas coisas e daí quando fecho uma ideia, vou no computador rapidinho, executo e volto pros afazeres. Isso vale pra criar comunidades no orkut ou tweets e tudo mais” – afirma.
 
“Desde que tinha o fotolog algumas pessoas seguiam minhas coisas na internet. Eu tive o segundo fotolog mais visitado do Brasil, foi na época do BBB1, e eu fiz um tal de Big Flog Brasil, (quando aquilo aconteceu, a ideia era original tá?! rs). Eu fazia montagens com as pessoas mais famosas do fotolog e tinha como apresentador o Joao Kleber. Fez muito sucesso, os textos eram bem engraçados. Depois disso fiz vídeos tirando sarro de pagode no Youtube (os Excepcionais do Samba) e uma coisa puxava outra”, contou Cid quando perguntei como ele conseguiu tantos acessos e desde quando ele começou.
Comentários