Esportes

Publicado: Segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Hipismo Clássico - Salto

Na prova de Salto, o conjunto - cavalo e cavaleiro - deve realizar um percurso que varia de 12 a 15 obstáculos em um menor tempo e com o mínimo de faltas possíveis. Entre os obstáculos: cerca, muro, oxer, tríplice, vertical e rio.
 
Segundo o cavaleiro Rodrigo Meseguer Cardoso, de Itu, a maior dificuldade são os obstáculos juntos, os saltos triplos. “O cavalo tem um espaço muito pequeno entre os três obstáculos, a chance de errar é muito grande”. E continua: “Outra dificuldade é o obstáculo rio”. No Rio, que varia de 3,5 a 4 metros, o cavalo não pode pisar na água e nem na faixa que o cerca. Existe também o rio com vara. Nesse obstáculo, o cavalo pode pisar na água, mas pode derrubar a vara.
 
Existem dois tipos de prova de salto: a prova de velocidade e a prova de percurso com tempo limite e sem faltas.O empate de dois ou mais conjuntos levará a um novo percurso para desempate.
 
Tabela de Faltas
> Derrube - 4 pontos
> Refugo do cavalo perante o obstáculo - 4 pontos
> 2 refugos - eliminação
> Queda do cavalo ou cavaleiro - eliminação
> Erro no percurso - eliminação
> Tempo excedido numa prova cronometrada - 1 ponto por segundo
 
A prova de salto é dividida nas seguintes categorias: Mini-Mirim, Mirim (até 14 anos), Junior (até 18 anos) e Sênior. Há também uma categoria específica para os cavalos principiantes, que pode ter de 4 a 7 anos.
 
A dificuldade dos saltos varia de acordo com a idade do competidor. A altura média dos obstáculos da prova na categoria Mirim é de 1,2 metros. Já na categoria Junior, a média é de 1,4 metros.
 
As principais competições do esporte são o Campeonato Paulista, o Brasileiro, o Sul-Americano e o Mundial (restrito apenas para competidores profissionais). Além desses, o cavaleiro pode participar da Copa São Paulo, do Torneio de Verão e do Concurso Nacional do Rio de Janeiro – competições que pontuam o conjunto no ranking nacional da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
 
Em todas as provas o percurso é reconhecido apenas 30 minutos antes, a pé. Durante esse tempo, o cavaleiro pode medir linhas e montar a estratégia.
 
A premiação é feita, na maioria das vezes, com medalhas, premiando do 1º ao 6º colocado. Apenas algumas competições pagam valores em dinheiro.
 
Nos Jogos Pan Americanos de 2007, que aconteceram no Rio de Janeiro, o Brasil conquistou prata no Salto individual, com o cavaleiro Rodrigo Pessoa, e ouro no Salto por equipe. A equipe é composta por 4 cavaleiros e um reserva.
Comentários