Cinema

Publicado: Quarta-feira, 31 de agosto de 2016

SESI Itu exibe dramas familiares em mostra de cinema dinamarquês

Serão quatro filmes com exibição gratuita de 2 a 22 de setembro.

Crédito: Arte/Divulgação SESI Itu exibe dramas familiares em mostra de cinema dinamarquês
Mostra reúne produções de grande sucesso na Dinamarca, dirigidas por importantes nomes

O SESI Itu exibirá entre os dias 2 e 22 de setembro, os filmes que compõem a mostra "Cine SESI-SP no Mundo: Dinamarca em Família". A programação traz quatro obras do cinema dinamarquês cujos enredos expressam as relações familiares. O público poderá conferir gratuitamente as produções contemporâneas do país escandinavo representadas em obras como "Esta Vida", "A Grande Caça aos Pássaros" e "Perdido na África", além do clássico da década de 1990, "Europa", de Lars Von Trier, atualmente o diretor mais cultuado e conhecido da Dinamarca.

Por meio das histórias vividas por seus protagonistas, os quatro filmes apresentam diversos desafios a serem superados para manter a Família unida. A mostra reúne três dramas e uma aventura infanto-juvenil para apresentar um pouco sobre a vida e a cultura dinamarquesa. Filmes como Esta Vida, baseado em fatos reais, e Europa lidam com a temática do nazismo. Enquanto no primeiro podemos ver como era a vida na Dinamarca ocupada, o outro busca revelar como foi a reconstrução da Europa após esse período conturbado.

As obras selecionadas pela curadoria do SESI-SP propõem uma reflexão sobre as relações entre diversos tipos de famílias, das mais modernas até as tradicionais, buscando ampliar o repertório do público sobre essas questões que, apesar de universais, estão presentes em cada país de forma diferente. Também é uma oportunidade de treinar o olhar sobre o cotidiano e as pessoas comuns, assuntos para os quais o cinema europeu dedica mais atenção, e de conhecer uma linguagem cinematográfica ainda pouco disseminada no Brasil.

A mostra, realizada em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca, acontece em 35 unidades do SESI-SP em todo o Estado, incluindo a Unidade Móvel de Artes e Cultura e o Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo Sistema Meu SESI. Mais informações pela página.

Cine SESI-SP no Mundo

Criado em 2013, o Cine SESI-SP no Mundo tem como objetivo a formação de plateia para cinematografia de diversos países. O projeto, realizado em parcerias com embaixadas, consulados e organizações culturais internacionais, democratiza o acesso à produção audiovisual de reconhecimento da crítica, nem sempre presente nos circuitos comerciais.

Confira a agenda do SESI Itu:

Dia 2 de setembro (sexta-feira) - 19h - Europa
Dia 8 de setembro (quinta-feira) - 19h - Esta Vida
Dia 15 de setembro (quinta-feira) - 19h - Perdido na África
Dia 22 de setembro (quinta-feira) - 19h - A Grande Caça aos Pássaros  

Informações sobre os filmes

SESI Itu exibe dramas familiares em mostra de cinema dinamarquês

Europa | Europa
Suíça, 1991, exibição digital, preto e branco e colorido, legendado em português
Drama, 112 min
Direção: Lars von Trier | Elenco: Barbara Sukowa, Jean-Marc Barr e Udo Kier
Não recomendado para menores de 16 anos
Sinopse: Leopold, um americano de ascendência germânica, chega em 1945 à Alemanha do pós-guerra. Seu tio lhe arranja trabalho na companhia de trem Zentropa, que é comumente frequentada por pessoas contrárias à ocupação aliada. Leopold acaba se sentindo manipulado quer pelos americanos quer pelos membros da sua própria família, e logo se vê envolvido no mundo subversivo da filha de um industrial.

SESI Itu exibe dramas familiares em mostra de cinema dinamarquês

Esta Vida |Hvidsten Gruppen
Dinamarca, 2012, exibição digital, colorido, legendado em português
Drama, 122 min
Direção: Anne-Grethe Bjarup Riis | Elenco: Jens Jørn Spottag, Bodil Jørgensen e Thomas Ernst
Não recomendado para menores de 12 anos
Sinopse: Baseado na história verídica da família Fiil, que criou um grupo de resistência durante a ocupação Nazi-Germânica na Dinamarca. Na luta pela liberdade, alguns devem morrer para que outros possam viver. 

SESI Itu exibe dramas familiares em mostra de cinema dinamarquês

Perdido na África | Kidnappet
Dinamarca, 2010, exibição digital, colorido, legendado em português
Drama, 92 min
Direção: Vibeke Muasya | Elenco: Connie Nielsen, Lars Mikkelsen e Simon Larsen
Não recomendado para menos de 14 anos
Sinopse: Simon, um garoto africano adotado por um casal dinamarquês, desaparece durante uma viagem ao Quênia com seus pais. Depois que sua mãe aparece em um programa de televisão oferecendo uma recompensa a quem encontrá-lo, uma gangue passa a perseguir o menino. 

SESI Itu exibe dramas familiares em mostra de cinema dinamarquês

A Grande Caça aos Pássaros | Fuglejagten
Dinamarca, 2012, exibição digital, colorido, legendado em português
Aventura, 90 min
Direção: Christian Dyekjær | Elenco: Oliver Methling Søndergaard, Lars Brygmann, Jesper Asholt e Nicolas Bro
Classificação Livre
Sinopse: Victor, um garoto de 12 anos de idade, participa com seu pai da Competição Anual de Ornitologia, na qual quer provar seu valor encontrando a ave mais rara e ganhando o primeiro prêmio. Seu plano parecia dar certo, pois o vencedor da competição do ano anterior, Daniel, estava com a perna quebrada. Porém, quando Daniel aparece de maneira inesperada, a concorrência se intensifica.

Serviço:
Mostra Cine SESI-SP no Mundo: Dinamarca em Família
Local: SESI Itu
Endereço: Rua José Bruni, 201, São Luiz
Data: de 2 a 22 de setembro
Entrada: Gratuita
(11) 4025-7332 ou [email protected] 

Comentários