Cinema

Publicado: Quarta-feira, 23 de julho de 2014

Dia do Batman: relembre todos os filmes do homem-morcego

Personagem da DC Comics completa 75 anos de existência.

Dia do Batman: relembre todos os filmes do homem-morcego
Batman já figurou em sete filmes, mas o melhor mesmo é "O Cavaleiro das Trevas", de 2008

Em 2014, um dos principais personagens dos quadrinhos completa 75 anos. Para comemorar, a DC Comics instituiu hoje, dia 23 de julho, como o dia dele. Já sabe de quem estamos falando? Sim, é do Batman! O homem-morcego criado por Bob Kane em 1939 acumulou em sete décadas e meia de existência muitas histórias em quadrinhos memoráveis e várias adaptações para outras mídias.

O “maior detetive do mundo” já marcou presença em séries animadas para TV e videogames, mas ganhou popularidade mesmo com o primeiro filme. “Batman”, de 1989, traz Michael Keaton na pele do bilionário Bruce Wayne, que às noites veste a máscara e a capa de um dos mais lendários personagens já criados. Para comemorar, vamos relembrar todos os longas-metragens do Cavaleiro das Trevas!

Dia do Batman: relembre todos os filmes do homem-morcego

Batman (1989)

Comemorando os 50 anos de existência do personagem, a Warner Bros. (dona da DC Comics) fez algo arriscado: transpor as histórias do homem-morcego para a telona tendo como sombra o sucesso obtido com os filmes do Superman. Será que daria certo? Deu. A aventura noir dirigida por Tim Burton, com Michael Keaton no papel principal e Jack Nicholson como Coringa rendeu mais de US$ 411 milhões, cerca de 11 vezes mais do que o orçamento.

Dia do Batman: relembre todos os filmes do homem-morcego

Batman – O Retorno (1992)

Três anos após o sucesso de “Batman”, chegou aos cinemas sua continuação. Mantendo Keaton no papel do personagem e Burton na direção, “Batman – O Retorno” apostou na introdução de novos vilões, como a Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer) e o Pinguim (Danny DeVito). Porém a recepção dos fãs não foi tão boa, o que impactou numa bilheteria menor que o primeiro filme. Isso resultou em mudanças na sequência.

Dia do Batman: relembre todos os filmes do homem-morcego

Batman Eternamente (1995)

Sai o clima gótico de Tim Burton e entra o estilo berrante de Joel Schumacher. O novo diretor deu uma nova cara à Gotham City e a seu grande defensor. Val Kilmer passou a vestir a máscara do homem-morcego, mas sem empolgar. Mesmo as presenças de Duas-Caras (Tommy Lee Jones) e do Charada (Jim Carrey) e a introdução do Robin (Chris O'Donnell) fizeram o filme engrenar, tornando “Batman Eternamente” um dos piores filmes baseados nas histórias do personagem.

Dia do Batman: relembre todos os filmes do homem-morcego

Batman & Robin (1997)

Persistir no erro. Assim dá pra definir a atitude da Warner Bros. ao teimar em fazer uma nova continuação de “Batman”. Pra piorar, resolveram manter Schumacher e suas extravagâncias, mas mudaram o ator principal novamente: saiu Kilmer e entrou o galã George Clooney. Com três vilões – Senhor Frio (Arnold Schwarzenegger), Hera Venenosa (Uma Thurman) e Bane (Jeep Swenson) – o filme foi uma sucessão de erros. O resultado foi comprovado na bilheteria, a mais baixa de todas as produções.

Dia do Batman: relembre todos os filmes do homem-morcego

Batman Begins (2005)

Oito anos após o fracassado “Batman & Robin”, a Warner deu uma nova chance cinematográfica ao Batman. Mas dessa vez acertou a mão. Apostando num clima mais dark e em um elenco totalmente novo (com Christian Bale no papel principal), “Batman Begins” reimagina a origem do homem-morcego e tem a competente direção de Christopher Nolan. Se a bilheteria ainda não conseguiu repetir o sucesso de 1989, a opinião da crítica certamente sim.

Dia do Batman: relembre todos os filmes do homem-morcego

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Três anos após o bom “Batman Begins”, Nolan brinda o mundo com o melhor filme originado dos quadrinhos em todos os tempos. “Batman: O Cavaleiro das Trevas” é tão bom que rendeu elogios de toda a crítica cinematográfica, até dos mais avessos aos filmes baseados em HQs. A obra-prima é abrilhantada pelo excepcional Coringa do falecido Heath Ledger, que será lembrado para sempre. Tudo isso rendeu ao filme a maior bilheteria da franquia até então, que passou da marca de US$ 1 bilhão arrecadado.

Dia do Batman: relembre todos os filmes do homem-morcego

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Finalizando a trilogia iniciada em 2005, “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” não é tão poderoso quanto o anterior, mas é bom e fecha com maestria a história contada por Nolan. Sem o Coringa de Ledger, coube a Tom Hardy a missão de ser o grande antagonista do filme, vivendo o vilão Bane. O filme ainda conta com a bela Anne Hathaway no papel da Mulher-Gato. Se não foi melhor que o anterior, “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” pode comemorar o título de melhor bilheteria de toda a franquia.

Dia do Batman: relembre todos os filmes do homem-morcego

O que vem por aí...

Anote na agenda: no dia 28 de abril de 2016 o homem-morcego retorna às telonas. Em “Batman v Superman: Dawn of Justice” (ainda sem título em português definido), o homem-morcego será vivido por Ben Affleck e irá enfrentar ninguém menos que o Superman (Henry Cavill)! Além do “homem de aço”, outros heróis e vilões da DC Comics irão aparecer, como a Mulher-Maravilha e Lex Luthor. Vamos aguardar!

Comentários