Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 20 de abril de 2017

Mega triagem odontológica vai selecionar jovens de baixa renda em Itu

Centenas de adolescentes poderão fazer tratamento gratuito.

Mega triagem odontológica vai selecionar jovens de baixa renda em Itu
Serão selecionadas adolescentes com idades entre 11 e 17 anos

No dia 28 de abril (sexta-feira), data em que se comemora o Dia Mundial do Sorriso, o programa Dentista do Bem, da OSCIP Turma do Bem, irá selecionar centenas de jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito. Na ocasião, será realizada a 5ª edição da Maior Triagem Odontológica do Mundo. A ação, resultado da parceria entre Oral-B e Turma do Bem, acontecerá simultaneamente em mais de 300 munícipios do Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal.

Em Itu, a triagem acontece na Escola Estadual Bene Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel, localizada na Alameda da Felicidade, bairro Cidade Nova, das 8h30 às 17 horas.

O objetivo do evento é identificar adolescentes de baixa renda, que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. “Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, será um adulto infeliz. Isto porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade”, afirma o coordenador regional voluntário da TdB, Dr. Garbes Marcos C Grespan.

No Brasil, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público. Além disso, de acordo com dados da Oral-B, o consumo médio de escova de dentes no Brasil é de 1,9 escovas/ano* – muito distante da recomendação de 4 escovas/ano, respeitando-se a orientação de troca a cada 3 meses, por questões de higiene e razões funcionais.

Para Garbes, esse cenário é resultado de um descaso histórico com a questão da odontologia. “As pessoas continuam sofrendo para ir ao dentista.” Foi o que aconteceu com Altair Clemente. Em 2014, ele estava desempregado e buscou atendimento no Sistema Único de Saúde para o filho Lucas, sem sucesso. “Havia cortados todos os gastos em casa. Não tínhamos condições de ir ao dentista. Ele estava com vergonha dos dentes, tortos, separados. Procurei o posto de saúde, e não tinha vaga. Foi quando fiquei sabendo da Megatriagem 2014 da Turma do Bem. O Lucas foi examinado e depois recebeu o tratamento completo”, conta.

Dois anos depois, em 2016, foi a vez do filho mais novo conseguir ajuda. “Em 2014 o Thiaguinho tinha menos de 11 anos, por isso não pôde entrar no projeto. Ano passado porém, a gente ficou sabendo que teria mais uma Megatriagem. Não tive dúvida, peguei ele pela mão e levei até o MASP (local onde aconteceu a triagem de São Paulo). Hoje vejo meus filhos felizes, sorridente e falando com as pessoas sem vergonha. Isso não tem preço”, afirma Altair.

A triagem

O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

A seleção

Após a triagem, é elaborado um dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado. A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

O tratamento

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Comentários