Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Dicas úteis para eliminar os ácaros de casa

Os ácaros são responsáveis por agravar problemas como asma e alergias

Crédito: Lasexta.com Dicas úteis para eliminar os ácaros de casa

Por Lucas Coppi,


Os ácaros estão em todos os lugares e eliminá-los por completo é um tarefa impossível. Porém, reduzir o número desses seres microscópicos pode aliviar e ajudar a vida dos que sofrem de asma, alergias ou problemas respiratórios.

Existem duas maneiras de se combater os ácaros: diminuindo o número total deles (ou seja, matando-os) ou controlando o ambiente para que os moradores estejam menos expostos a eles. Os ácaros presentes nas casas, também conhecidos como ácaros de pó ou Dermatophagoides pteronyssinus, normalmente gostam de viver em diferentes tipos de tecido, especialmente na cama. Eles não se movem facilmente pela casa como outros tipos de ácaros e têm necessidades específicas para crescer.

As dicas a seguir podem ajudar a diminuir os ácaros de sua casa e, mais importante, do seu quarto ou do quarto dos seus filhos. O quarto é o lugar mais importante para se combater os ácaros, já que você e sua família estarão expostos a eles durante toda as noites, todos os dias.

Protetores de colchões, travesseiros e almofadas

Cobrir almofadas e colchões é uma das formas mais eficazes de diminuir os ácaros. Muitos ensaios clínicos demonstraram que esta simples ação é uma das mais eficazes na hora de combater os ácaros.

Mesmo quando se utilizem colchões e travesseiros hipoalergênicos, o revestimento ainda é importante para evitar a colonização de ácaros domésticos.

Lavar a roupa de cama

Se não é possível comprar protetores para colchões, travesseiros e almofadas para evitar os ácaros, o ideal é que eles sejam lavados com freqüência junto à roupa de cama. A recomendação médica é lavar toda a roupa de cama cada uma ou duas semanas com água a 60º C para que os ácaros morram.

Lavar as peças em temperaturas mais baixas irá remover os ácaros, mas não matá-los.

Remover tapetes

Embora não seja tão eficaz quanto o protetor de colchão e travesseiros, a remoção de carpetes pode diminuir a exposição aos ácaros da casa. Remover o carpete dos quartos dará mais resultado ainda.

Não aos produtos químicos

Os ácaros não devem ser tratados como pragas comuns para as quais existe uma série de produtos químicos. Os produtos destinados ao combate dos ácaros não têm se mostrados muito eficazes ao longo dos anos.

Aspirar todos os ambientes

Aspirar frequentemente os cômodos da casa ajuda a controlar a proliferação de ácaros. Aspiradores de pó com filtro HEPA são os mais indicados, já que sua capacidade de aspirar partículas pequenas é muito mais alta que a de um aspirador tradicional e , em geral, podem captar 99,97% das partículas.

Uma segunda opção para a aspiração são os aspiradores de pó e água, já que a umidade também pode favorecer a proliferação de outros tipos de ácaros. Os mais alérgicos devem realizar a limpeza utilizando máscara facial para que o problema não se agrave.

Limpeza de superfícies

Limpe as superfícies duras com um pano úmido para remover mais de 90% dos alérgenos dos ácaros domésticos.

Desumidificadores

Embora o uso de ar condicionado sozinho não diminua os níveis de ácaros em casa, ele ajudará na redução dos níveis de umidade e isso ajudará no combate aos ácaros. Para que os desumidificadores reduzam efetivamente os níveis de ácaros, os níveis de umidade devem estar abaixo de 35% por pelo menos 22 horas ao dia.

Comentários