Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 6 de abril de 2017

Assinado Protocolo para criar Consórcio Intermunicipal da Saúde

Participaram do ato os prefeitos de Itu, Salto e Porto Feliz.

Crédito: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu Assinado Protocolo para criar Consórcio Intermunicipal da Saúde
Prefeitos assinaram Protocolo de Intenções

A assinatura do Protocolo de Intenções para a criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 5 de abril, na Prefeitura de Itu. Participaram do ato os prefeitos Guilherme Gazzola (Itu), Geraldo Garcia (Salto) e Cássio Prado (Porto Feliz), que representam os municípios envolvidos.

O referido consórcio, que visa aprimorar o gerenciamento da saúde com economicidade, melhoria da qualidade dos serviços e transparência, beneficiará os 308.580 mil habitantes (dados do IBGE relativos ao ano de 2016) de Itu, Salto e Porto Feliz. Após a assinatura do Protocolo de Intenções, um Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do consórcio será submetido à aprovação das Câmaras de Vereadores de cada cidade participante.

Entre os objetivos iniciais de curto prazo do consórcio estão a contratação de laboratório de análises clínicas de renome nacional; a implantação de uma Central de Exame de Diagnóstico por Imagem, visando a realização de exames mais complexos; otimização do uso da frota de ambulâncias dos três municípios; implantação de uma Central de Regulação; implantação de Prontuário Eletrônico do Cidadão e otimização dos Serviços de Verificação de Óbitos (SVO).

Durante a reunião desta quarta-feira, que contou também com a presença de técnicos em Saúde e Justiça, os prefeitos apontaram ainda a necessidade de incluir como objetivos do consórcio o gerenciamento do Transporte Sanitário e a criação de uma Câmara Técnica para apoio nas questões relacionadas à judicialização da saúde.

Em janeiro deste ano, os prefeitos de Itu, Salto e Porto Feliz, se reuniram para as tratativas da criação do consórcio intermunicipal. Na oportunidade, ressaltaram que o consórcio pode garantir um salto de qualidade nos serviços de saúde oferecidos nesses municípios, que distam entre si no máximo 30 quilômetros, interligados por rodovias de qualidade.

Comentários