Animais

Publicado: Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Projeto Mucky: o reflorescimento do bugio "Hibisco"

Macaquinho ganhou nova vida e amigos em Itu.

Crédito: Amanda Mageste Projeto Mucky: o reflorescimento do bugio "Hibisco"
Bugio "Hibisco"

A primeira semana de 2015 foi decisiva para a vida do macaquinho “Hibisco”, novo membro do Projeto Mucky, situado em Itu.

O bebê bugio, com cerca de dois meses de idade, foi abandonado em uma caixa de papelão em Mairiporã (SP) e resgatado pela Guarda Civil Metropolitana. Seu estado de saúde era muito grave quando foi entregue à Polícia Ambiental de São Paulo, que imediatamente acionou o Projeto Mucky. O macaquinho, que chegou à Instituição em estado de choque, surpreendeu a toda a equipe com sua força.

Sua temperatura era baixa, apresentava miíase (bicheira) em diversas partes do corpo, uma fratura exposta no braço esquerdo e o crânio aparente na parte superior da cabeça. “Nossa equipe o socorreu, mas a miíase em seu braço era tão grave que temíamos pela sua vida; assim, nossa única escolha foi a amputação do membro”, conta a equipe Mucky.

Durante a cirurgia, realizada voluntariamente e com extrema competência pela veterinária Cristina Harumi Adania, da Associação Mata Ciliar, Hibisco teve uma parada respiratória, mas, incrível e felizmente, voltou à vida!

Desde então, o macaquinho foi ganhando apetite e peso, tornou-se cada vez mais ativo e hoje, um novo brilho acende em seu olhar. Salvo de um destino dolorido e cruel, o novo mascotinho do Projeto renasceu, fez muitos amigos – humanos e macacos – e logo terá condições de viver em uma família de bugios.

O Projeto

O Projeto Mucky existe há 29 anos com o objetivo de reabilitar os primatas brasileiros que sofrem de maus tratos em função do tráfico de animais. É o principal programa voltado a saguis no Brasil.

O espaço está voltado principalmente para a qualidade de vida dos primatas. Portanto, ele não está aberto ao público. Mas é possível conhecer, com agendamento prévio, dentro de um contexto de aprendizagem e educação ambiental.

Para mais informações sobre o Projeto Mucky, agendamentos e colaborações, entre em contato com os responsáveis pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4023-0143.

Leia mais: www.projetomucky.org.br

Comentários