Animais

Publicado: Terça-feira, 25 de agosto de 2015

Donos podem ajudar o cão a se adaptar com a chegada de uma criança

Veterinário dá dicas práticas sobre como agir nestes casos.

Crédito: Imagem ilustrativa Donos podem ajudar o cão a se adaptar com a chegada de uma criança
Criança brinca com cão

Ter um animal de estimação exige vários cuidados, como alimentá-lo corretamente, higienizá-lo, levá-lo ao veterinário e etc. Mas, essa rotina – que dá para ser classificada como intensa – pode ser prejudicada com a chegada de uma criança. Embora seja repensada, a rotina não é a principal preocupação, mas sim como o animal vai reagir com a chegada de um novo membro e quais devem ser os limites dessa interação. O veterinário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro, tira as principais dúvidas sobre o assunto, que podem ajudar os donos, para evitar a tomada de atitudes desesperadas.

“Quando a família descobre a gravidez, os donos podem tomar atitudes equivocadas em relação ao cão” comenta Macellaro, que complementa “além de causar traumas irreversíveis ao animal, algumas atitudes costumam ser covardes, já que o bicho não tem como se defender e nem direito de escolha” referindo-se a abandonos.

Prepare o ambiente

Logo após a notícia da gravidez, imediatamente são feitos todos os preparos para que a criança seja recebida da melhor forma possível. “Com o cão não é diferente. Os donos podem preparar o bicho nos meses que precedem a chegada do novo membro. Mas esse deve ser um processo gradual, para que o animal assimile a informação” aconselha o veterinário. Como isso pode ser feito?

- Novos cheiros, sons, palavras e horários farão parte da rotina do cão. Nesse caso, Macellaro aconselha que “o treinamento seja dado a partir do primeiro mês de gravidez, para que o cão vá pegando o jeito, sem estresses”.

- Brinquedos e até alguns itens de higiene do bebê podem ser apresentados ao animal. “Os donos não precisam ter receio de fazer o cão cheirar as roupinhas e o perfume que a criança vai usar. Isso ajuda, e muito, para que o bicho assimile o cheiro ao bebê” explica o profissional.

- “Simule a presença da criança com bonecas. Aos poucos, os donos podem se surpreender com a aceitação do animal” declara Macellaro, que indica gratificar o animal com petiscos sempre que ele expressar atitudes bondosas e educadas.

- Evite irritar o cão por fazê-lo pensar que está perdendo espaço, principalmente se ele vai precisar ter acesso restrito em áreas da casa que antes eram liberadas. “Isso pode levá-lo a ter sentimentos extremos como agressividade, por ver a criança como ameaça, ou depressão” declara o veterinário.

Se essa transição de fase for realizada de forma saudável e respeitando os limites de ambas as partes, pode ser criado um vínculo natural, em que o cãozinho protegerá a criança como um filhote. “Apenas não aconselho os donos deixarem o cão sozinho com a criança, pois o pet pode estranhar alguma atitude do bebê e ter um comportamento inesperado” finaliza Macellaro.

Sobre o Clube de Cãompo

Fundado em 1996, o Clube de Cãompo é um hotel fazenda para cães localizado em Itu, há 80 km da capital. Projetado para oferecer diferenciais em hospedagem, o espaço é uma verdadeira colônia de férias para animais, oferecendo diferenciais como amplos espaços em meio à natureza, chalés individuais, departamentos separados por porte de animal, ambientes higienizados e desinfetados diariamente. O espaço ainda conta com assistência integral de veterinários e a hospedagem inclui banho e passeios monitorados pelos 60.000 metros quadrados de área do Clube. Também podem ser contratados para os cães hóspedes os serviços de agility, natação, adestramento, obediência básica, solução de problemas comportamentais, condicionamento físico e Day Care, composto por um dia de atividades variadas.

O Clube de Cãompo fica na Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, 95, Itu/SP. Mais informações pelos telefones: (11) 4024-6968 / (11) 2715-1091 / (11) 99968-4729 30*16918.

Leia mais: www.clubedecaompo.com.br

Comentários