Animais

Publicado: Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Chicó, Pépe e Amy: um encontro inusitado no Projeto Mucky

Com histórias parecidas, saguis ganharam nova chance em Itu.

Crédito: Yete Lazarin Chicó, Pépe e Amy: um encontro inusitado no Projeto Mucky
Saguizinhos no Projeto Mucky

Três saguis de lugares distintos, socorridos por pessoas diferentes, mas com histórias bastante parecidas. Assim são “Chicó”, “Pépe” e “Amy”, que tiveram um encontro inusitado no Projeto Mucky, em Itu.

Chicó e Amy ainda são filhotes, têm entre dois e quatro meses, enquanto Pépe tem cerca de seis meses. Mesmo sendo tão jovens, os três saguizinhos foram vítimas de quedas e só sobreviveram porque o destino permitiu que pessoas amorosas os socorressem, dando a eles uma segunda chance. Em busca de ajuda, cada uma dessas pessoas percorreu, sem sucesso, uma “via crucis” junto ao poder público sem que fossem atendidas. Após receberem os primeiros socorros em clínicas particulares, foram encaminhados ao Projeto Mucky, onde encontraram a ajuda que buscavam.

Com graves lesões e sequelas neurológicas, Chicó, Pépe e Amy não conseguem se alimentar sem a ajuda dos tratadores. A locomoção também é limitada e, para minimizar os danos causados pela queda, o trio está recebendo seções de acupuntura, já apresentando progressos bastante significativos, segundo a equipe Mucky. Além do carinho e do acolhimento que encontraram no Projeto, esse trio “duro na queda” ganhou como padrinhos os três “anjos” que os socorreram e que, agora, acompanham o tratamento de seus afilhadinhos, comemorando a evolução dos quadros de saúde.

“Nossa imensa gratidão a todos que, mesmo em meio à enorme ‘selva de pedra’ que é a cidade de São Paulo, não se negam a estender a mão e socorrer um animal silvestre em situação de risco. E para aqueles que precisarem, estamos aqui... Durante 24 horas por dia e 365 dias por ano!”, agradece a equipe Mucky.

O Projeto

O Projeto Mucky existe há 30 anos com o objetivo de reabilitar os primatas brasileiros que sofrem de maus tratos em função do tráfico de animais. É o principal programa voltado a saguis no Brasil.

O espaço está voltado principalmente para a qualidade de vida dos primatas. Portanto, ele não está aberto ao público. Mas é possível conhecer, com agendamento prévio, dentro de um contexto de aprendizagem e educação ambiental.

Para mais informações sobre o Projeto Mucky, agendamentos e colaborações, entre em contato com os responsáveis pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4023-0143.

Leia mais: www.projetomucky.org.br

Comentários