21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência
Há cerca de 610 milhões de pessoas com deficiência no mundo.
Lilian Sartóriopor Lilian Araujo e Deborah Dubner
No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência. A data foi aprovada apenas no ano passado, apesar de estar sendo requisitada desde a década de 80. Também não foi ao acaso que o dia 21 tenha sido escolhido: é o início da Primavera, marcando a renovação e esperança para todos.
A AMAI (Associação dos Amigos dos Autistas de Itu), a CEDEME (Centro de Desenvolvimento do Portador de Deficiência Mental) e a Organização Não-Governamental Vida sem Barreiras, dos deficientes de Itu também apóiam o Conselho.
Um projeto semelhante já existe há mais de 6 anos em São Paulo e foi criado pela ADD (Associação Desportiva para Deficientes). O fundador da entidade paulista é Steven Dubner, palestrante nacional, que em Itu já esteve mais de 10 vezes ministrando a palestra "Não sabendo o que era impossível ele foi lá e fez”.
Sua última palestra na cidade ocorreu no dia 6 de julho e teve a presença de mil pessoas, entre empresários, educadores, esportistas, médicos e cidadãos em geral. O evento marcou a inauguração do projeto “Rede D Capacitação", organizado pela Prefeitura Municipal. No último ano, Steven também esteve palestrando no Colégio Almeida Júnior e no Grupo Maggi.
A próxima palestra de Steven Dubner está agendada para 11 de outubro no IBAO (Instituto Borges de Artes e Ofícios), que fica na Praça Conde Parnaiba, 83. O evento terá lugar para 500 participantes e a entrada será um quilo de alimento não perecível. A palestra tem o apoio do Rotary Clube de Itu e do Quartel Regimento Deodoro.
Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que existem cerca de 610 milhões de pessoas com deficiência no mundo, das quais 386 milhões fazem parte da população economicamente ativa. Avalia-se que 80% do total vivam nos países Leia mais: www.add.org.br
No Brasil