Entretenimento

Publicado: Quarta-feira, 20 de setembro de 2006

21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência

Há cerca de 610 milhões de pessoas com deficiência no mundo.

Crédito: Lilian Araujo / www.itu.com.br 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência
A presidente do Conselho Andréia Maria Micai Gatti, reunida com representantes das diversas entidades ituanas

por Lilian Araujo e Deborah Dubner

VEJA VIDEOS

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência. A data foi aprovada apenas no ano passado, apesar de estar sendo requisitada desde a década de 80. Também não foi ao acaso que o dia 21 tenha sido escolhido: é o início da Primavera, marcando a renovação e esperança para todos. 

Em Itu, o Conselho Municipal de Atenção às Pessoas Portadoras de Deficiência, composto por nove conselheiros, pretende divulgar esta data e o seu belo trabalho através de palestras. Não haverá uma comemoração especifica devido aos Jogos Abertos, dos quais os deficientes estão participando e conquistando muitas premiações.
 
A presidente Andréia Maria Micai Gatti explicou que o Conselho, que conta com entidades como a Fasam (Associação de Familiares e Amigos da Saúde Mental de Itu), APADAI (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Itu), APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Escola de Cegos Santa Luzia, está requerendo às autoridades uma atenção especial para o transporte dos deficientes.

A AMAI (Associação dos Amigos dos Autistas de Itu), a CEDEME (Centro de Desenvolvimento do Portador de Deficiência Mental) e a Organização Não-Governamental Vida sem Barreiras, dos deficientes de Itu também apóiam o Conselho.
 
Nilton César da Silva, da Ong Vida sem Barreiras, diz que a idéia de ser deficiente era, antigamente, considerada um castigo. "A pessoa não saía de casa por preconceito, por falta de acessibilidade. Hoje em dia, essa idéia mudou e o Conselho tem batalhado para conseguir muitos benefícios”, informa.
 
O prefeito da cidade, Herculano Júnior, que apóia a causa dos deficientes pelo Plano Diretor, também comentou a importância da data.
 
O próximo projeto do Conselho Municipal de Atenção às Pessoas Deficientes é fundar uma rede de Capacitação para Deficientes, que contará com cursos adaptados e programas de inserção do deficiente no mercado de trabalho. Atualmente, as empresas são obrigadas a ter em seu quadro de funcionários profissionais com algum tipo de deficiência. Muitas empresas ainda não se mexeram nessa direção. Outras, estão em busca de pessoas qualificadas para as funções. A rede de capacitação terá esse papel intermediador entre a pessoa e o mercado.

Um projeto semelhante já existe há mais de 6 anos em São Paulo e foi criado pela ADD (Associação Desportiva para Deficientes). O fundador da entidade paulista é Steven Dubner, palestrante nacional, que em Itu já esteve mais de 10 vezes ministrando a palestra 
 "Não sabendo o que era impossível ele foi lá e fez”.

Sua última palestra na cidade ocorreu no dia 6 de julho e teve a presença de mil pessoas, entre empresários, educadores, esportistas, médicos e cidadãos em geral. O evento marcou a inauguração do projeto “Rede D Capacitação", organizado pela Prefeitura Municipal. No último ano, Steven também esteve palestrando no Colégio Almeida Júnior e no Grupo Maggi.

A próxima palestra de Steven Dubner está agendada para 11 de outubro no IBAO (Instituto Borges de Artes e Ofícios), que fica na Praça Conde Parnaiba, 83. O evento terá lugar para 500 participantes e a entrada será um quilo de alimento não perecível. A palestra tem o apoio do Rotary Clube de Itu e do Quartel Regimento Deodoro.

Deficientes no Brasil e no Mundo

Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que existem cerca de 610 milhões de pessoas com deficiência no mundo, das quais 386 milhões fazem parte da população economicamente ativa. Avalia-se que 80% do total vivam nos países em desenvolvimento.

No Brasil
, segundo o Censo realizado em 2000 pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem 24.5 milhões de brasileiros portadores de algum tipo de deficiência, o que significa que 14.5% da população brasileira apresenta alguma deficiência física, mental ou dificuldade para enxergar, ouvir ou locomover-se. Esti

Leia mais: www.add.org.br

Comentários