Turismo

Publicado: Quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Turismo religioso: conheça 5 das mais belas igrejas de Itu

Templos religiosos no Centro da "Roma Brasileira".

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Turismo religioso: conheça 5 das mais belas igrejas de Itu
Belíssimo recorte do altar da Igreja do Patrocínio

Itu é conhecida como a “Roma Brasileira”. A importante fama, que atrai milhares de visitantes todos os anos, é fruto de uma cidade que possui em sua história um profundo vínculo com o catolicismo e até hoje preserva suas tradições. Nessa terra foram construídas igrejas, conventos, colégios católicos e irmandades, sendo casa de muitos padres e freiras. E no interior de seus diversos templos religiosos há riquezas de valores inestimáveis.

Por aqui, os turistas encontram mais de cinquenta igrejas nas zonas rural e urbana. As mais imponentes e importantes se concentram no centro do município, no Eixo Histórico, e podem ser visitadas a pé. Seus desenhos arquitetônicos e detalhes artísticos impressionam, sendo admiráveis registros dos trabalhos de artistas brasileiros consagrados como Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Confira 5 das mais belas igrejas de Itu para conhecer:

Turismo religioso: conheça 5 das mais belas igrejas de Itu

Igreja do Bom Jesus e Santuário

A Igreja do Bom Jesus foi erguida pelo Padre Manoel da Costa Aranha, no local onde existiu a primeira capela da cidade, que serviu por muito tempo como Matriz de Itu. Entre 1763 e 1765, a igreja, em ruínas, foi reedificada e até hoje mantém a imagem de Nossa Senhora Candelária, trazida pelos fundadores da cidade. O frontispício, com suas colunas severas e imponentes, imita o da Basílica Maior de São João de Latrão, “a Mãe das Igrejas”, em Roma, características trazidas pelo construtor francês Luiz Amirat, responsável pela fachada do templo. O Bom Jesus abriga ainda o belíssimo Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, instalado em 1871. Localização: Praça Padre Anchieta, Centro - Itu/SP.
 

Turismo religioso: conheça 5 das mais belas igrejas de Itu

Igreja de Santa Rita

A Capela de Santa Rita é uma das construções urbanas mais antigas da cidade, erguida em 1726 por Mathias de Mello Rego e outros devotos, antes mesmo da canonização de sua padroeira. Seu benzimento e inauguração ocorreram em 1728 e até hoje conserva sua arquitetura original feita de pau-a-pique. Pequena, mas de belos contornos, a igreja abriga em seu interior a imagem de Santa Rita de Cássia, possuindo também imagens de São Roque e São Sebastião, todas adquiridas com esmolas decorrentes de votos feitos pelo povo por ocasião das epidemias de febre amarela que assolaram a cidade de Itu, em 1892 e 1897. Localização: Rua Santa Rita, Centro - Itu/SP.
 

Turismo religioso: conheça 5 das mais belas igrejas de Itu

Igreja de Nossa Senhora da Candelária (Matriz)

A Igreja Nossa Senhora Candelária, Matriz de Itu, foi construída em 1780, sob orientação do Padre João Leite Ferraz, com a ajuda de fieis que ajudaram com doações ou mão-de-obra no transporte dos materiais. É um dos mais belos exemplares do barroco paulista e também possui acabamentos no estilo rococó, com obras de José Patrício da Silva Manso e Frei Jesuíno do Monte Carmelo. Seu interior guarda ainda quadros de Almeida Júnior e telas da italiana Lavínia Cereda. Foi o primeiro patrimônio tombado na cidade, em 1939, pelo Condenphaat. Localização: Praça Padre Miguel, Centro - Itu/SP.
 

Turismo religioso: conheça 5 das mais belas igrejas de Itu

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Construída em 1774, anexa ao Convento do Carmo, a igreja de arquitetura majestosa lembra traços de um forte, por conta da presença de apenas uma torre lateral. O altar-mor foi pintado por Padre Jesuíno do Monte Carmelo, que segundo Mario de Andrade, quis representar uma festa no céu. Entre os anjos retratados por Jesuíno está um de cor mulata, origem do autor, que na época, causou alvoroço em uma sociedade branca. O templo guarda ainda imagens barrocas de impressionante perfeição plástica e ricamente ornadas, vindas do Rio de Janeiro, entre elas “Jesus”, que é tida como grande representação do Barroco. A Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi declarada Patrimônio Histórico Artístico Nacional em 1967. Localização: Praça da Independência, Centro - Itu/SP.
 

Turismo religioso: conheça 5 das mais belas igrejas de Itu

Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio

A Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio foi idealizada pelo padre Jesuíno do Monte Carmelo, maior representante do barroco paulista. Inaugurada em 1820, ficou famosa a partir de 1859, quando passou a abrigar um Colégio para meninas, sob a responsabilidade das irmãs de São José. Em seus corredores laterais possui oito telas de santos carmelitas em tamanho natural. Acima do altar-mor há um semicírculo azul céu, que encanta pela beleza. Na igreja está sepultada sua primeira superiora, Madre Maria Theodora Voiron, cujo processo de beatificação está hoje em andamento. Localização: Praça Regente Feijó, s/nº, Centro - Itu/SP.

Comentários