Turismo

Publicado: Sexta-feira, 12 de julho de 2019

Sábado tem abertura de exposição no Museu da Energia de Itu

Obras da fotógrafa e artista visual Daniela Noronha.

Sábado tem abertura de exposição no Museu da Energia de Itu
Autoretrato de Daniela Noronha

O Museu da Energia de Itu abre no sábado, dia 13 de julho, a exposição inédita “Nós por Nós”, da fotógrafa e artista visual Daniela Noronha. Gratuita, a exposição da artista sul-mato-grossense radicada em Itu busca retratar 14 mulheres reais na forma como essas personagens se sentem mais representadas dentro do seu universo, seja na vida pessoal ou social - e pela ótica de uma mulher. Na data, o setor educativo do Museu promove a mediação de visita "Todas por Todas", às 10h30.

"A intenção é inspirar meninas e mulheres a acreditarem em seus sonhos e valores e terem orgulho não só de sua imagem, mas de seu fazer. Fortalecer o ato de ser mulher e poder criar coisas maravilhosas, além de inspirar mais mulheres, cria um ciclo muito forte e poderoso, socialmente falando", explica a fotógrafa, que realizou diversos estudos para a composição do projeto, tendo como um um dos pontos principais o respeito à memória e à contribuição que a arte das mulheres retratadas representa na história contemporânea.
 
A exposição, que conta com o apoio da WePrint! Fine Art, fica até 25 de agosto no Museu da Energia de Itu.

Mediação "Todas por Todas"

A mediação "Todas por Todas" abordará a importância da mulher na sociedade partindo de recursos da exposição "História, Energia e Cotidiano" para superar estereótipos. Em cada uma das salas do Museu, serão abordados os temas: Mulheres Esquecidas; Mulheres Trabalhadoras; Mulheres Inventoras; Rotina das Mulheres; Mulher Objeto e As Novas Mulheres. A atividade é direcionada para maiores de 16 anos e não é necessário se inscrever para participar.

A mediação é resultado de uma pesquisa de seis meses realizada pelo Grupo de Estudos do Museu da Energia de Itu, e que teve como tema a mulher, inspirando-se nos 12 Direitos Fundamentais da Mulher estabelecidos pela ONU.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.


Serviço:
EXPOSIÇÃO "NÓS POR NÓS"
Local: Museu da Energia de Itu
Data: 13/07/2019 a 25/08/2019
Horários: 10 às 17 horas
Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu/SP
Mais Informações: (11) 4022-6832
http://museudaenergia.org.br

Comentários