Turismo

Publicado: Terça-feira, 11 de setembro de 2018

Roteiro turístico-cultural de Itu ganha "Feira das Velharias"

Evento será realizado em todo 2º domingo de cada mês.

Roteiro turístico-cultural de Itu ganha "Feira das Velharias"

A exemplo de Portugal, Itu fixa oficialmente sua “Feira das Velharias” no roteiro turístico – cultural da cidade, a partir de 14 outubro. O evento, organizado por Lili Pace, conta com o apoio da Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo Regional (Prótur) e parceria com o histórico Espaço Fábrica São Luiz, ambiente perfeito para o garimpo de relíquias como antiguidade, utilidades, raridades, futilidades e uma infinidade de miudezas, acessórios e vestuário vintage vendidos por verdadeiras pechinchas.

A feira passará a acontecer sempre no 2º domingo de cada mês, das 9h30 às 18h, à Rua Paula Souza, 492, no Centro de Itu, com lounge e área de alimentação. A entrada será franca!

Para “desapegar” e participar do evento como vendedor, entre em contato com Lili pelo telefone (11) 4024-1235 ou Ricardo (11) 99933-7498. Artesanato fino e artigos novos serão bem-vindos, contanto que diferenciados. 

História

As Feiras das Velharias, cada vez mais frequentes em Portugal, foram inspiradas na famosa "Feira da Ladra", em Lisboa. Suas raízes remontam ao século XIII, e a princípio era um mercado itinerante, até se fixar no Campo de Santa Clara, onde até hoje funciona duas vezes por semana. 

Seu sucesso fez com que rapidamente se espalhasse por todo o país, tanto na própria Lisboa como em muitos outros locais como Setubal, Coimba, Porto e tantos mais - de "Trás-os-Montes" ao Algarve - atraindo cada vez mais adeptos e interessados à procura de bons negócios.

Hoje, tanto turistas quanto os próprios portugueses deslocam-se continuamente entre as Feiras das Velharias de várias cidades, numa divertida peregrinação em busca de antiguidades, raridades, curiosidades e uma infinidade de objetos de segunda mão, pequenos tesouros garimpados e comprados por verdadeiras pechincas!

Comentários