Turismo

Publicado: Quarta-feira, 30 de julho de 2014

Programa de aviação regional beneficia o turismo

Devem ser feitas reformas e melhorias em 270 aeroportos.

O turismo é um dos segmentos beneficiados pelo Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR), instituído pela Medida Provisória 652, publicada na edição de 28 de julho, no Diário Oficial da União. O programa prevê reformas e melhorias em 270 aeroportos de todas as regiões do país e a concessão de subsídios a empresas que operem rotas regionais.

O programa tem cinco objetivos principais, entre os quais o de facilitar o acesso a regiões com potencial turístico. O Ministério do Turismo (MTur) contribuiu para a construção do Plano de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e indicou, com base no projeto dos 65 destinos indutores do desenvolvimento regional, municípios de interesse para o turismo que podem ser contemplados no pacote de medidas do governo.

Segundo a SAC, o programa de aviação regional vai integrar o país de forma eficiente e rápida, permitindo maior mobilidade das pessoas e impulsionando a economia do interior. A ideia é garantir que 96% da população esteja a 100 km de um aeroporto apto a receber voos regulares. Atualmente, 39% das cidades brasileiras não têm aeroporto ou estão distantes mais de 100 km de um terminal.

O PDAR tem também como meta aumentar o acesso da população ao transporte aéreo, integrar comunidades isoladas, aumentar o número de rotas e municípios atendidos, e o de frequências de rotas operadas regularmente. Caberá ao Poder Executivo fazer sua regulamentação.

Comentários