Turismo

Publicado: Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Museu Republicano de Itu divulga funcionamento no Carnaval

Visitantes poderão conhecer recente exposição do local!

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Museu Republicano de Itu divulga funcionamento no Carnaval
Fachada do Museu Republicano de Itu

O Museu Republicano "Convenção de Itu" divulgou seu expediente neste Carnaval. A visitação gratuita acontece no sábado (dia 6), domingo (dia 7) e terça-feira (dia 9), das 10h às 14h. Na segunda-feira o local permanecerá fechado. Já o Centro de Estudos do Museu Republicano estará fechado de 8 a 10 de fevereiro.

Exposição

Os visitantes deste período poderão aproveitara para conhecer a recente exposição do Museu, intitulada “Cardápios e banquetes na Primeira República”. Nesta nova exposição, além dos menus, programação musical e fotografias da coleção de Washington Luís, estão em exibição louças, cristais e talheres do acervo do Museu Paulista, e peças de mobiliário, da sala de jantar que pertenceu ao Visconde de Tremembé, expostas pela primeira vez ao público.

O Visconde, avô do escritor Monteiro Lobato, foi fazendeiro, empresário e político paulista. Esta sala de jantar foi confeccionada na França, na década de 1860, encomendado para o casamento de José Francisco Monteiro (1830-1911) e D. Maria Belmira de França Monteiro. É provável que tenha mobiliado a Chácara do Visconde de Tremembé, em Taubaté, onde seu neto, Monteiro Lobato, vivera até os 12 anos de idade. A chácara teria inspirado a criação do Sítio do Pica-pau Amarelo e o avô, o Visconde de Sabugosa. Os móveis sempre permaneceram com a família e passaram por várias gerações, chegando às mãos da sra. Joyce Campos Kornbluh (neta de Monteiro Lobato e tataraneta do Visconde de Tremembé) que, juntamente com sua filha, a sra. Cleo Campos Hill, ofereceu o conjunto em doação ao Museu Paulista, em 2014.

Serviço:
Museu Republicano de Itu
Rua Barão de Itaim, 67
Centro - Itu/SP

Comentários