Turismo

Publicado: Quarta-feira, 1 de março de 2017

Museu da Música reabrirá aos domingos com novidades

Visitas poderão ser feitas a partir da segunda quinzena.

Museu da Música reabrirá aos domingos com novidades
Fachada do Museu da Música em Itu

Fechado para o público desde maio de 2016, o Museu da Música – Itu está reabrindo suas portas na segunda quinzena de março. As visitas poderão ser feitas aos domingos entre 11h e 16h. Outra novidade é a ampliação do espaço expositivo, de duas para cinco salas.

Através da nova mostra de longa duração, o visitante poderá refletir o papel da música quando realizada ao vivo em contraste com o universo das gravações, além de observar o rico patrimônio da música sacra e o papel dos compositores e copistas. Discute também o contraste de universos da música feita por intérpretes sem formação e por aqueles que estudam a linguagem musical.

Tecnologia marca nova proposta museológica

Marca importante da nova mostra do Museu da Música é a tecnologia. Em todas as salas será possível ouvir gravações históricas ou mesmo assistir a vídeos que remetem o visitante ao universo sonoro dos temas da exposição. Basta o visitante trazer seu celular e acessar aos vídeos. Essa novidade só foi possível por uma parceria entre o Coral Vozes de Itu, que cedeu gravações ao Museu, e o empenho voluntário do técnico em museus William Mattei, que desenvolveu projeto de reprodução das gravações. Parte da exposição também é resultado de pesquisa do Prof. Marco Rafael Ribeiro, sobre com compositor ituano Luiz Gonzaga da Costa Júnior, o Prof. Luizito.

Apoio da Palone Tintas

A empresa Palone Tintas apoiou toda a restauração do espaço expositivo do Museu da Música. Parceira desde o primeiro momento, ofereceu as tintas para que fosse possível a repintura interna e externa do Museu. A empresa acredita que esse investimento valoriza o patrimônio arquitetônico da cidade. A casa do Museu da Música foi construída em 1890 pelo comerciante português Manoel Joaquim da Silva (Maneco Pecado). É um exemplar da arquitetura eclética que abrigou a morada da famílias, por mais de um século e desde 2009 abriu espaço para a memória da música ituana.

Comentários