Turismo

Publicado: Quinta-feira, 7 de junho de 2018

Museu da Energia recebe ensaio da Orquestra Ituana de Viola Caipira

Grupo apresentará repertório variado neste domingo.

Crédito: Divulgação Museu da Energia recebe ensaio da Orquestra Ituana de Viola Caipira
Museu da Energia recebe ensaio da Orquestra Ituana de Viola Caipira até o final do ano, uma vez ao mês

Neste domingo, 10 de junho, às 10 horas, o Museu da Energia de Itu, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, recebe o ensaio aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira. A apresentação é gratuita e o público poderá conferir um repertório variado, com músicas do cancioneiro popular nacional, do folclore brasileiro e português, e de raiz sertaneja.

Desde abril, o museu passou a abrigar o ensaio do grupo, composto por 20 músicos, uma vez ao mês. As apresentações acontecerão no espaço até o final de 2018.

Criada em 2011, a Orquestra Ituana de Viola Caipira possui uma composição inusitada – é divida em naipes de afinações, com as violas em cebolão em mi maior, cebolão em ré maior, rio abaixo em sol maior e rio acima em dó maior. A harmonização de afinações distintas confere ao grupo uma sonoridade rica se comparada às orquestras de afinação única. Sob a orientação da musicista Célia Maria Trettel da Costa e do violeiro Adilson Tadeu Rodrigues da Silveira (Dill), o grupo conta com o apoio da Prefeitura de Itu.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Serviço:
ENSAIO ABERTO “ORQUESTRA ITUANA DE VIOLA CAIPIRA” NO MUSEU DA ENERGIA
Quando? Domingo, 10 de junho de 2018, às 10 horas
Onde? Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu – SP).
ENTRADA GRATUITA
Informações: 11 4022 6832 ou [email protected]
www.museudaenergia.org.br

Comentários