Turismo

Publicado: Terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Museu da Energia promove visitação gratuita no aniversário de Itu

Público poderá conferir exposições temporárias e de longa duração

Crédito: Caio Mattos Museu da Energia promove visitação gratuita no aniversário de Itu
Museu da Energia oferecerá entrada gratuita a munícipes e turistas como forma de celebrar os 408 anos de Itu

Nessa sexta-feira, 2 de fevereiro, o Museu da Energia de Itu, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, celebra os 408 anos da cidade oferecendo entrada gratuita ao público. Na ocasião, os visitantes poderão conferir as mostras temporárias "Fontes e Chafarizes” e “Os ituanos e a chegada da luz”, a exposição de longa duração “História, Energia e Cotidiano", além do projeto “Energia Total, Gás Natural”, da Gás Natural Fenosa.

“História, Energia e Cotidiano” - apresenta como os novos modos de iluminar e a chegada da eletricidade mudaram a vida cotidiana dos brasileiros. A exposição também revela ao público a memória arquitetônica e a história do antigo sobrado onde está instalado o Museu da Energia, construído em 1847.

“Os ituanos e a chegada da luz" - apresenta a chegada da iluminação pública na cidade e a evolução do sistema, desde os tempos dos postes a querosene até o fornecimento atual por energia elétrica; também busca revelar quais impressões a implantação do sistema causou nos ituanos do século passado.

"Fontes e Chafarizes"- apresenta, por meio de textos informativos, imagens, notícias de jornais, poesias e mapas, como as fontes públicas de água se transformaram ao longo do tempo, dando destaque, também, para estas mudanças no âmbito local, em Itu.

“Energia Total, Gás Natural” - mostra interativa, voltada a todos os públicos, apresenta as origens, usos e vantagens ambientais do gás natural por meio de uma ação educativa.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Serviço:
MUSEU DA ENERGIA – GRATUIDADE NO ANIVERSÁRIO DE 408 ANOS DE ITU
Quando? Sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018.
Onde? Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu/SP).
Horário de funcionamento: 10 às 17 horas.
ENTRADA GRATUITA
Informações: (11) 4022-6832 ou [email protected]
www.museudaenergia.org.br

Comentários